OPERAÇÕES BÁSICAS

  • Flávia Freire dos Santos
  • Edilacy da Silva Sampaio
Palavras-chave: Matemática, Operações básicas, Aprendizagem

Resumo

Diante dos problemas encontrados em escolas públicas, a dificuldade com o aprendizado em matemática é preocupante. Existem um grande número de alunos que saem do ensino fundamental e chegam ao ensino médio sem saberem a matemática básica, em consequência desta defasagem da aprendizagem, os alunos não conseguem acompanhar, de forma suficiente, o desenvolvimento dos conteúdos de matemática do ensino médio. E por esse motivo, esse projeto foi necessário para reforçar e minimizar as dificuldades presentes na vida escolar do educando. O projeto tem como objetivo retomar conteúdos essenciais de matemática elementar, permitindo que o aluno do ensino fundamental tenha melhor atuação em sua vida escolar. A metodologia empregada foi voltado para os alunos 4º e 5º ano da escola municipal Francivan do Nascimento Lopesdo do ensino fundamental utilizando os seguintes parâmetros: observações, auxiliá-los nas atividades de matemática repassados pela professora, resoluções de exercícios xerocopiado diferentes da professora, correções dos exercícios, dinâmica para que o aluno aprenda brincando e para compensá-los dos esforços em sala de aula, realizou-se o translado dos alunos até ao campus Novo Paraíso para assistirem um filme voltado a sua faixa etária. A avaliação foi realizada através de observações, realização de exercícios de aprendizagem e relatos da professora das turma e verificação das atividades. Portanto, o reforço escolar é de grande importância para a formação dos alunos, pois melhora o desempenho nos dias e hoje e poderá contribuir com resultados futuros. Sendo assim, uma criança que apresenta dificuldades de aprendizagem durante as aulas regulares, ao ter acesso a uma série de aulas de reforço escolar, passa a ter maiores chances de ter uma melhor formação e muito mais completa.

Publicado
2019-07-03