EDUCAÇÃO FISCAL NA ESCOLA: DESENVOLVENDO SABERES

  • Andrielle Vitória Oliveira da Silva
  • Thais Barbosa Saminez
  • Mariana da Silva Souza
  • Denison Rafael Pereira da Silva
Palavras-chave: Educação Fiscal, Jogos Didáticos, Tributos

Resumo

Trata-se de um projeto criado com o intuito de despertar a atenção de jovens sobre o conteúdo tributário, objetivando contribuir para sua formação cidadã. Muitos jovens na atualidade se expressam nas redes sociais por meio da internet ou em rodas de conversas sobre assuntos políticos, econômicos e sociais, porém a grande maioria não possui conhecimento sobre os temas de que emite opinião. O projeto buscou prestar informações por meio de jogos didáticos, pretendendo despertar a curiosidade do jovem para se aprofundar no assunto e contribuir para a sociedade por meio de participação social. É sabido que as pessoas aprendem das mais diversas formas e que jogos didáticos podem facilitar o aprendizado de vários temas. O projeto foi executado com alunos do 9º ano do Colégio Militar Estadual Professora Elza Breves de Carvalho. Houve benefício tanto às extensionistas quanto ao público-alvo que pode, ainda, repassar seu aprendizado à colegas, multiplicando o conhecimento adquirido. O objetivo foi desenvolver espírito crítico e conhecimento nos adolescentes sobre a temática tributária por meio da educação fiscal, contribuindo para formação cidadã do indivíduo. O projeto foi desenvolvido em seis fases: desde pesquisas mais aprofundadas sobre tributação, passando por elaboração de jogos e aferição de conhecimentos prévios, até a realização de palestras e apresentação dos jogos com promoção de tardes lúdicas para explorar o funcionamento da tributação no Brasil, para finalizar foi feita avaliação do projeto com aplicação de um questionário sobre a evolução do conhecimento dos alunos e visão do projeto. A importância do tema trabalhado foi reconhecida pela maioria do público, sendo considerada importante por 56% e muito importante por 35% dos participantes. Sobre o conhecimento adquirido, 50% afirmaram que obtiveram pouca melhora e 37%, muita melhora. A forma de desenvolvimento do projeto, com palestra e jogos foi aprovada pelo público, sendo considerada ótima por 43% e muito boa por 29%. Quanto à satisfação com o projeto, 55% do público afirmou ter ficado muito satisfeito. Considera-se que o projeto foi exitoso em sua forma e aplicação, pois observando criticamente o objetivo proposto, percebe-se que somando o percentual de satisfação verificada nas respostas de “ótima” e “muito boa”, referente ao desenvolvimento do projeto (palestra associada a jogos), chega-se ao total de 72%, ou seja, a maneira como foi tratada a educação fiscal foi extremamente atrativa. A fim de corroborar com esses dados, destaca-se o entusiasmo dos participantes, que depõem positivamente ao sucesso do projeto.

Publicado
2019-07-03