EXPERIMENTOS LÚDICOS DE QUÍMICA E FÍSICA

  • Hellen Ruth Carvalho da Silva
  • Iranilde Kethlen Petronilio Cruz
  • Marilda da Silva Williams
  • Francisco Oliveira Silva Júnior
  • joão dos Santos Panero
Palavras-chave: Ciência, Experimentos, Física, Química

Resumo

Atenção e motivação são pontos chaves no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, um aluno que demonstra interesse e curiosidade terá mais atenção e motivação para aprender. Utilizar-se de fenômenos cotidianos ou de experiências práticas para contextualizar conhecimentos teóricos pode possibilitar uma abordagem diferenciada dos conteúdos e maior facilidade para provocar a curiosidade e o interesse do aluno, pois além de vivenciar o foco de estudo na prática, poderá participar dela, deixando de ser um integrante passivo e sendo motivado pela curiosidade dos fenômenos que ocorrem nas experiências práticas. Com isso, através do projeto de extensão Ciência Show, propôs-se em apresentar experimentos de Física e de Química, de forma lúdica e participativa, que possibilitassem despertar o interesse dos alunos e, assim, contribuir na compreensão de conteúdos dessas disciplinas, além de possibilitar aos orientandos aprofundar nos conteúdos científicos inerentes às experiências, buscando maior compreensão e interpretação dos mesmos. Assim, foram realizados experimentos envolvendo conteúdos das disciplinas de Química e de Física. Os experimentos eram acompanhados de uma apresentação e explicação, prévia ou posterior, dos fenômenos envolvidos e conhecimentos científicos inerentes. Em alguns, a apresentação seguia-se na forma de show e/ou magia e, em outros, o público tinha a oportunidade participar. Alguns experimentos foram: Velas que levantam água; Cuspindo fogo com maisena; Bolhas de sabão em chamas; Nuvem na garrafa; Balança de garrafa PET; Entortando raios de luz; Grande parte dos materiais utilizados foram produtos do dia a dia como: água, álcool, vela, maisena; detergente, vinagre, ímã, fios, grafite, garrafa pet, bomba de ar, açúcar, areia, etc. Foram apresentados mais de 15 experimentos de Química e Física, muitas vezes integrando-as, bem como envolvendo conteúdos de diferentes etapas do ensino. As experiências que envolviam fogo ou luz despertaram mais atenção e curiosidade do público, possivelmente pelo impacto visual e pela associação que o público faz das disciplinas com energia, fogo e magia. Além do mais, foi constatado que após os experimentos os alunos ficavam curiosos para saber como ou o porquê de acontecer os fenômenos. As experiências práticas de Química e de Física provocaram a curiosidade e interesse dos participantes, os quais apresentaram mais atenção e motivação em saber do porquê dos fenômenos que ocorriam nas experiências. Essas atividades práticas, utilizando materiais comuns de uso cotidiano, ajudam a contextualizar os conteúdos teóricos e facilitam a compreensão dos conhecimentos científicos envolvidos nas experiências.

Publicado
2019-07-03