DA LEITURA LITERÁRIA À ESCRITA FORMAL

Autores

  • Ana Maria Alves de Souza
  • Sara Alves Rocha
  • Midian Lopes de Souza
  • Rayres Oliveira Silva

Palavras-chave:

Escrita, Leitura, Literatura

Resumo

O Projeto "Da leitura literária à escrita formal" surgiu com os níveis insatisfatórios de leitura e escrita apresentados em alunos do nível básico. Embora o problema seja em todas as etapas da educação básica, a preocupação maior está no baixo domínio da leitura e da escrita que os alunos alcançam ao longo do ensino fundamental. A partir dessa realidade problemática este Projeto buscou desenvolver a habilidade de escrita a partir da leitura de obras infanto-juvenis, com a finalidade de demonstrar a importância de uma leitura eficiente e prazerosa à capacidade de organização de ideias para a língua escrita. Este Projeto foi desenvolvido com alunos do 9º ano da Escola Estadual Ovídio Dias de Souza, no Município de Amajari-RR; alunos que entraram em contato com as obras "Histórias de Tia Anastácia" e "Fábulas de Monteiro Lobato", do autor Monteiro Lobato. No decorrer do Projeto, os alunos extensionistas realizavam a leitura dos textos literários e analisavam-nos, retirando os pontos principais a serem trabalhados. A partir desses pontos, pensava-se que atividade poderia ser feita para que os alunos do 9º ano pudessem ter o contato com os textos; e dentro dessas atividades estavam: a leitura compartilhada, dramatizações e reflexões em grupo. As produções textuais dos alunos eram solicitadas ao final de cada oficina, e posteriormente, se fazia devolução dos textos produzidos aos alunos, com sugestões para a melhoria da escrita. Ressalta-se que os objetivos do projeto foram parcialmente atingidos, pois teve pontos positivos e negativos no decorrer das oficinas realizadas. Como aspectos negativos pode-se destacar a interação somente por parte de alguns dos alunos; já como pontos positivos destaca-se a exposição de ideias e criatividade que os alunos participantes manifestavam através da oralidade e das produções textuais. Diante disso, ressalta-se a importância do desenvolvimento deste Projeto, já que foi proporcionados aos alunos que vivenciassem o contexto da obra literária, e que nesse contexto pudessem fazer suas intervenções por meio da escrita. Portanto, esse estímulo de forma lúdica à escrita por meio da leitura literária promoveu uma troca de saberes entre os discentes extensionistas e os discentes do 9º da Escola Ovídio Dias, despertando nos alunos envolvidos o interesse em participar de mais projetos desenvolvidos pelo IFRR CAM.

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Publicado

2019-07-03