MARCAS DA MEMÓRIA: (RE) CONSTRUINDO A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO IFRR – UMA ABORDAGEM DOCUMENTAL E ORAL

  • Heloane do Socorro Sousa Borges
  • Joseane de Souza Cortez
  • Marcos Ferreira Sá
  • Tatiana Costa Rosa
Palavras-chave: Fontes documentais, História, Instituto Federal de Roraima, Memória, Prática pedagógica inovadora

Resumo

O presente trabalho é resultante do Projeto de Práticas Pedagógicas Inovadoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (INOVA/IFRR). Tem-se como objetivo geral: apresentar por meio de uma prática pedagógica parte da trajetória histórica do IFRR sob o viés da memória e suas fontes documentais e orais. E como objetivos específicos: aliar teoria e prática dos componentes curriculares Noções de Arquivo e Noções de Eventos do Curso Técnico em Secretariado do IFRR/Campus Boa Vista por meio de uma prática pedagógica; selecionar as fontes documentais e narrativas orais que compõem a história do IFRR; elaborar uma galeria de quadros de ex Diretores do Campus Boa Vista e Reitores do IFRR e; produzir um vídeo documentário institucional e uma revista retratando aspectos históricos do Instituto. Quanto à abordagem metodológica caracteriza-se como qualitativa, de campo e documental. Como resultados e impactos, no que concerne aos alunos envolvidos, foi possível perceber que desenvolveram habilidades e competências ligadas a comunicação oral e escrita, planejamento, organização do tempo, negociação, capacidade de liderança, proatividade, trabalho em equipe e criatividade. Já no que se refere aos produtos resultantes do projeto, obteve-se os seguintes: a galeria de quadros; o vídeo documentário e a revista. Tais produtos contemplam informações e fontes oriundas de um tempo passado no tempo presente do IFRR, de modo que retratam, preservam e difundem, sob o viés da memória, recortes marcantes da trajetória histórica do IFRR, a fim de preservar esta história para o tempo futuro. O desenvolvimento do projeto contribuiu com o trabalho da equipe e dos alunos envolvidos, os quais puderam aprofundar e expandir seu escopo de atuação, e colabora com docentes, pesquisadores e estudantes que utilizam documentos e narrativas orais como fontes em suas pesquisas. Bem como, aprimora a imagem e o reconhecimento do IFRR perante a sociedade em geral, que por meio dos produtos, pode ter uma noção fundamentada da trajetória histórica do Instituto e acesso à parte das fontes que preservam sua história.

Publicado
2019-07-03