O USO DA PLATAFORMA INTERATIVA ONLINE PARA O ENSINO E APRENDIZADO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Autores

  • Adnelson Jati Batista
  • Marcos Paulo de Sousa Bandeira

Palavras-chave:

Dificuldade de Estudos, Ensino de Matemática, Sala Virtual de Aprendizagem, Ensino a Distância

Resumo

O resumo trata de resultados oriundos do projeto “o uso da plataforma interativa online para o ensino e aprendizado de conceitos matemáticos”. A ideia surgiu de nossas observações e experiência como aluno do ensino médio, que assim como outros muitos estudantes, temos uma certa dificuldade na área de exatas. Deste modo, foi vista uma oportunidade de colaborar com a diminuição dessas dificuldades. Escolhemos a matemática como disciplina da área de exatas, considerando o aceito do orientador, que ensina matemática e está desenvolvendo um curso de matemática para alunos do nono ano da Escola Estadual Dom José Nepote, a convite do programa ProIFTec. Nesse contexto, o objetivo de nossa pesquisa foi auxiliar os alunos do nono ano do Ensino Fundamental, a partir das tecnologias dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a se interessarem por matemática, colaborando com uma revisão desse conteúdo de forma mais interativa e autônoma. O AVA está preparado com vídeo aulas, livros virtuais, exercícios, jogos didáticos, mini simulados online, entre outras atividades. Os autores sociais escolhidos para nossa pesquisa são alunos do ProIFTec, um programa da EaD que os auxilia não unicamente num reforço escolar, mas os oportuniza uma revisão de conteúdos de matemática do Ensino Fundamental. O projeto é composto pela metodologia de ensino pautada na EaD e o AVA tem como base a plataforma virtual Moodle. O Moodle se mostrou um bom ambiente virtual de aprendizagem, a plataforma é rica em recursos e totalmente gratuita, já os alunos se adaptaram bem à plataforma. A participação dos alunos foi bastante presente, essa dinâmica desenvolveu nos alunos a auto-gestão da construção de seu próprio conhecimento.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-03