MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS

  • Adnelson Jati Batista
  • Anazita Lopes de Miranda Viana
  • Aurea Luiza Azevedo de Miranda
  • José Gabriel Ribeiro Figueredo
  • Marcos Paulo de Sousa Bandeira
Palavras-chave: Surdez, Inclusão, Matemática, Letramento

Resumo

O presente resumo descreve os resultados da proposta de pesquisa que teve como objetivo analisar as implicações do uso do Material Didático Manipulável para a gestão do ensino e aprendizagem de conceitos inerentes ao Letramento Matemático, a partir de situações compreendidas no cotidiano de pessoas com surdez. A proposta nasceu do envolvimento dos pesquisadores com o ensino e aprendizagem e a experiência na abordagem de conceitos contextualizados com o cotidiano dessas pessoas. O Letramento Matemático fez uso do Laboratório de Matemática e Núcleo de Assistência a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, ministrado todas as terças-feiras, no Instituto Federal de Roraima, Campus Boa Vista e contou com o apoio e parceria do Núcleo de Assistência a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, Departamento de Infraestrutura, Coordenação de Matemática, Departamento de Apoio Pedagógico. Como resultado da pesquisa foi desenvolvido um material bibliográfico, para uso escolar ou pessoal, que consiste na compilação dos conceitos escolares com situações cotidianas de pessoas surdas, enriquecidas com Material Didático Manipulável, como objeto base para outros pesquisadores. O Letramento Matemático impactou de forma positiva na inclusão educacional, social e econômica de jovens e adultos com surdez, buscando desenvolver desde a formação humana à práticas laborais com maior autonomia e ampliando os horizontes desses jovens e adultos, para atuarem de maneira competente diante das mais variadas situações da vida, do mundo do trabalho e do consumo. Ao final deste trabalho, puderam-se obter análises positivas das implicações do uso do Material Didático Manipulável para a gestão do ensino e aprendizagem de conceitos escolares.

Publicado
2019-07-03