RAQUETE NOSSA: INSERÇÃO DE UM NOVO DESPORTO NA COMUNIDADE
Palavras-chave:
Comunidade, Integração, Raquete Nossa, Tênis de Quadra, VisibilidadeResumo
O projeto Raquete Nossa foi criado com intuito de aproximar o tênis de quadra à sociedade, devido ao fato da prática esportiva estar associada à elite e ser pouco praticada no Estado, tendo em vista o número expressivo de quadras públicas disponíveis para a prática do esporte. O projeto teve como objetivo desmistificar essa ideia elitizada atrelada ao esporte, proporcionando uma vivência teórica e prática do tênis de quadra a pessoas iniciantes na modalidade, como também integrar a comunidade nas atividades ofertadas pelo Instituto Federal de Roraima. O projeto foi executado no ginásio poliesportivo do Instituto Federal de Roraima, Campus Bom Vista, sendo realizado em um primeiro momento estudos sobre a metodologia de ensino do tênis de quadra para iniciantes e optando por uma divisão em seis turmas contendo seis alunos por turma, contudo o projeto atendeu, efetivamente, 20 alunos até seu término, devido à desistência de participantes inscritos. Durante a execução das aulas adotou-se uma mescla de conhecimento teórico, que consistia em demonstrar as regras e o espaço físico da quadra, e de conhecimentos práticos, ensinando as técnicas, onde cada aluno era avaliado de acordo com seu progresso. Foi pensado na escolha dos materiais e que os mesmos fossem adequados para um melhor desempenho prático dos alunos, utilizaram-se raquetes específicas, bolas de tênis novas, rede de vôlei adaptada e cones, visando sempre uma melhora no progresso técnico dos participantes. O Projeto permitiu aos alunos obter conhecimentos teórico e prático das regras de jogo, autonomia dentro da quadra, técnicas e mecânicas utilizadas em movimentos do tênis, tais como: saque, voleio, forehand, backhand, smash. No final do projeto foram aplicados questionários aos participantes composto de perguntas semiestruturadas, para mensurar o nível de satisfação dos participantes, os principais dados obtidos foram: o contentamento com as atividades desenvolvidas pelo projeto; melhora do aspecto físico dos participantes; e a necessidade de uma maior captação de recursos materiais para a melhor execução do projeto, além disso, foi observado que o contato direto com a modalidade esportiva permitiu também estreitar as relações interpessoais entre servidores, alunos e a comunidade. O projeto proporcionou uma transformação social positiva entre envolvidos, utilizando o tênis de quadra como ferramenta, que ganhou maior visibilidade popular e adeptos. A comunidade ganhou a possibilidade de aprender um esporte novo, fazer atividade física, fomentando o estado de bem estar social e a qualidade de vida da população, o Instituto Federal de Roraima como instituição ganhou mais visibilidade em seus projetos e a uma integração com a comunidade.