(RE)VOLTA! – UMA BIBLIOTECA TECNOLÓGICA ITINERANTE

  • Laís Pereira Muniz
  • Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues
Palavras-chave: Biblioteca, Conhecimento, Leitura, Livros

Resumo

É a segunda biblioteca itinerante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) - Campus Boa Vista e surgiu com o intuito de trazer a leitura de forma facilitada para a comunidade acadêmica e em geral ter acesso a um acervo variado de livros e revistas doados pela própria comunidade. A leitura é algo vital para o ser humano, pois adquire conhecimento de transformar a realidade das pessoas, formando leitores e até podendo criar novos pesquisadores. A metodologia foi dividida em nove partes onde: a primeira parte foi à aquisição da estante, que foi emprestada pela própria Instituição de Ensino; A segunda parte o mapeamento do local, onde foi analisado o melhor local para instalá-la; A terceira parte com a instalação no local mapeado; A quarta parte foi a divulgação da biblioteca pelos meios de comunicação (site da instituição, grupos do ensino médio) como forma de mobilizar a doação de livros e revistas e informar sobre a palestra do auditório e inauguração; A quinta parte com a palestra que informava sobre seu funcionamento e motivações; A sexta parte foi a sua inauguração; A sétima parte com o funcionamento oficial da biblioteca; A oitava parte com a avaliação dos questionários e a nona parte com a interpretação e análise de dados, que funcionaram como indicadores de fluxo. Indicadores de fluxo estes que mostram de 57% dos leitores são do sexo feminino, 36% são do sexo masculino e 7% não responder, em relação ao quesito idade, 33% são menores que 16 anos, 15% dos leitores tem 16 anos, 52% já passaram dos 20 anos de idade. Nota-se a motivação e interação intelectual entre a comunidade acadêmica e em geral quanto ao incentivo a leitura causada pelo projeto por conta do número de livros doados e emprestados todos os dias desde o início de seu funcionamento. Pode-se observar que a biblioteca teve uma boa aceitação do público, que desde o início doou e emprestou livros, cuidou da limpeza da biblioteca e surgiram até voluntários para ajudar na catalogação de novos livros, na limpeza. Porém, também houveram pontos negativos como empréstimo de livros sem deixar registro, rasura, livros que não foram devolvidos, mudanças sem aviso prévio da biblioteca de lugar. Mas, não houve nenhum obstáculo que impedisse seu funcionamento. E o mais importante, não há servidor para o seu pleno funcionamento, resultando apenas da consciência e ética aplicada pela comunidade.

Publicado
2019-07-03