ITINERÂNCIA DE CIÊNCIAS: ALÉM DA FRONTEIRA ESCOLAR
Palavras-chave:
Popularização das Ciências, Ensino/Aprendizagem, Qualidade no ensino, conteúdoResumo
O projeto “Itinerância de Ciências” foi desenvolvido durante os anos de 2016 e 2017, com os objetivos de: incentivar, apoiar e promover iniciativas de diversos temas do conhecimento científico em atividades que propiciem a difusão e a popularização da ciência e tecnologia e contribuir com a melhoria na qualidade do ensino de ciências e a complementação dessa formação básica nas escolas. O projeto se materializou por meio de apresentações de experiências, demonstrações, apresentações e exposições implantadas no Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista (IFRR/CBV) por grupos “Desvendando a Ciência Forense”, “casa da física”, “Química na praça” e “Microorganismos aplicados a Biotecnologia” da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas. No ano de 2016, apenas um docente participante na displina de Química II e quatro turmas no total de 83 alunos atendidos. No ano de 2017, o projeto contou com 11 docentes nos cursos técnicos em Eletrônica, Eletrotécnica, Edificações e Secretariado Integrado Integral e Secretariado e Informática Integrado ao Ensino Médio com os componentes Química I e III, Física I, Biologia I, Espanhol Sociologia IV, Gestão de Pessoas e nos cursos superiores de Licenciaturas em Ciências Biológicas: Anatomia e Fisiologia Vegetal, Zoologia de Invertebrados Superiores, e Matemática: Prática Pedagógica I; e 10 turmas atendidas com um total de 231 alunos, aproximadamente. Segundo relato dos estudantes as atividades realizadas: "contribuiu para melhor formação acadêmica"; "maior absorção de conteúdo"; "aprimoramento do meu conhecimento pessoal"; "curiosidade e interesse"; "forma mais dinâmica para aprender o conteúdo". Diante disso, o programa despertou o interesse dos alunos e de forma didática e simples, ajudou-os a assimilar conteúdos, desmitificando o ser cientista e o trabalho realizado por eles.