HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM DEBATE

  • Edileusa de Jesus dos Santos
  • José Willians Simplicio da Silva
  • Maiara Souza Silva
  • Anna Lúcia Nascimento da Silva
  • Alaine Andrade de Morais
  • Mirian Araújo Gomes
Palavras-chave: Culinária, Dança, Movimento Negro, Musicalidade, Resistência

Resumo

A cultura afro-brasileira compõe os costumes e as tradições, a saber: a mitologia, o folclore, a língua (falada e escrita), a culinária, a música, a dança, e a religião, trazidas pelos africanos que sofreram tanto, estão nos mais variados espaços. Impulsionado pela LDBN, DNC, bem como pela Lei 10.639/03 foi instituído o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e particulares de educação. O presente trabalho propõe uma reflexão e debate sobre as contribuições da cultura afro-brasileira e tudo que representa para a construção da identidade do Brasil. Para alcançar os objetivos foram realizados diversos eventos em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, em todo o país. As atividades foram iniciadas no mês de junho e culminarão no dia 21 de novembro de 2018. As mesmas fizeram parte do Projeto INOVA (Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras do IFRR), intitulado “História e Cultura Afro-brasileira em Debate”. O primeiro evento recebeu o nome de “I Artefatos da Cultura Negra” onde houve degustação de comidas típicas, exposição de fotos e roda de capoeira, organizadas pela turma 442 do Curso Técnico em Agropecuária, além de trabalhos em diversas turmas com pinturas, desenhos, construção de esculturas, produção de texto, leitura, jogos, danças e apresentações culturais realizadas por diversos componentes curriculares como: história, educação física, artes, língua portuguesa, sociologia e pedagogia. Desse modo, a atividade alusiva ao Dia da Consciência Negra propõe fazer uma reflexão e discutir questões como exclusão, racismo, preconceito e desigualdade social decorrentes de quatro séculos de escravidão africana. Portanto, considerar a multiplicidade e a pluralidade existente na cultura negra do Brasil e, especialmente, no Instituto Federal de Roraima, espaço onde os discentes podem exteriorizar suas formas de expressão cultural, de ser, agir e pensar, é um exercício pertinente para pensar a identidades negra da nossa instituição de ensino.

Publicado
2019-07-03