SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: EXISTÊNCIA E ATUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR

  • David Gadelha Santos
  • Hudson do Vale de Oliveira
  • Francimeire Sales de Souza
Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino, Pedagogo

Resumo

O setor pedagógico, em uma instituição de ensino, possui papel bastante
significativo, configurando-se como um aspecto essencial para a garantia do êxito e
da permanência dos alunos. Tais elementos (êxito e permanência) são possíveis
especialmente pela realização de uma adequada intervenção pedagógica que
denote, aos alunos, uma preocupação da instituição com eles. Preocupação essa,
inclusive, que vai além da obtenção de boas notas, interferindo, portanto, na atuação
docente, pois, uma vez orientado a desenvolver suas atividades de maneira
adequada, pedagogicamente falando, o docente poderá, por exemplo, possibilitar
aos alunos adequadas formas de assimilação do conteúdo, melhorando, assim, o
ensino-aprendizagem. Nesse sentido, frente à importância deste profissional, surgiu
o seguinte questionamento: as escolas estaduais da capital do Estado de Roraima,
Boa Vista, possuem supervisor/gestor pedagógico? Assim, para responder a esse
questionamento, buscou-se desenvolver uma pesquisa que teve como objetivo geral
“analisar a supervisão pedagógica na atuação da prática docente em escolas
estaduais de Boa Vista-RR”. A pesquisa é considerada descritiva, de campo,
aplicada e de natureza qualitativa e quantitativa. Foram elaborados questionários,
com perguntas abertas e fechadas, para aplicar junto aos gestores das escolas
estaduais. Perguntas como: “Para você, quanto à relação da supervisão pedagógica
e do docente, qual é a intrínseca função deste profissional?” foram realizadas. Por
problemas durante a execução da pesquisa, os questionários ainda estão sendo
aplicados e, consequentemente, a tabulação dos dados obtidos. Em todo caso,
sabe-se que o número de escolas participantes da pesquisa será de 10 (dez) a 15
(quinze), considerando, neste caso, as escolas estaduais mais próximas ao Campus
Boa Vista Zona Oeste. Ao final da tabulação, estima-se que os dados forneçam um
panorama acerca da atuação do pedagogo ou supervisor pedagógico nas escolas
estaduais participantes do estudo. Especificamente, espera-se: a) identificar se as
escolas estaduais, participantes da pesquisa, possuem supervisor pedagógico; b)
nos casos em que há supervisor pedagógico, analisar como se dá a atuação deste
frente às demandas apresentadas pelos docentes; e c) identificar e analisar o que os
docentes esperam da atuação do supervisor pedagógico. É importante destacar que
com os resultados desta pesquisa será possível identificar impactos sociais e
científicos, sendo estes por meio da produção de material que poderá servir,
futuramente, para o desenvolvimento de novas pesquisas acerca da temática e
àqueles relacionados ao fato de que a intervenção pedagógica pode contribuir para
o êxito e a permanência dos estudantes, garantindo-lhes, portanto, um adequado
desenvolvimento escolar

Publicado
2019-07-03