PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CBVZO EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADAS PELOS DOCENTES

  • Vitória de Melo Sobrinho
  • Hudson do Vale de Oliveira
  • Francimeire Sales de Souza
Palavras-chave: Metodologias, Motivação, Satisfação

Resumo

Assim como cada aluno tem o seu ritmo e também a sua maneira
específica de assimilar determinados conteúdos, cada professor apresenta
metodologias específicas de “transmissão” desses conteúdos. Especificidades essas
que, dependendo das disciplinas, tornam-se ainda mais fortes e características.
Porém, independente dessas particularidades, existem estudos comprovando que a
utilização de diferentes metodologias pode contribuir não só para uma maior
assimilação dos conteúdos, mas também para a motivação dos alunos quando
dessa “transmissão”, garantindo uma maior participação destes nas aulas e,
consequentemente, melhores resultados quando do final do período letivo. Nesse
contexto, o objetivo geral da presente pesquisa foi analisar a percepção dos alunos
do Campus Boa Vista Zona Oeste em relação aos métodos de ensino aprendizagem
utilizadas pelos docentes. Para tanto, a pesquisa foi dividida em duas etapas, a
saber: 1ª etapa) foram levantados, entre os docentes, por meio da aplicação de um
questionário com perguntas abertas e fechadas, os métodos que são utilizados por
estes em suas aulas; 2ª etapa) foram identificados os métodos na percepção dos
alunos, assim como identificados, junto aos alunos, os métodos que mais promovem
motivação e, por fim, 3ª etapa) quantificar o nível de satisfação dos alunos em
relação os métodos utilizados, por meio de uma escala que foi elaborada
especificamente para este fim. A aplicação dos questionários está sendo finalizada,
assim como a tabulação dos dados. Percebe-se, inicialmente, que a utilização de
slides é um método bastante utilizado pelos docentes. Porém, este método não é,
aparentemente, o mais atraente para os alunos, que preferem a utilização de aulas
mais dinâmicas, que fujam do, digamos, tradicional. Espera-se, ao término da
tabulação, ter informações que permitam identificar metodologias que possam ser
adotadas pelos docentes e que, especialmente, contribuam para promoção da
motivação e do êxito dos alunos nos componentes curriculares. Ademais, espera-se
quantificar o nível de satisfação dos alunos frente às metodologias atualmente
adotadas. Vale ressaltar que a presente pesquisa apresenta impacto social,
considerando que as suas contribuições podem ser pensadas nas óticas
educacional e motivacional. A ótica educacional ressaltada devido à aprendizagem
que poderá ser otimizada em função do conhecimento, por parte dos docentes, dos
métodos que são mais bem aceitos pelos alunos, na transmissão dos conteúdos e a
ótica motivacional destacada em função da possibilidade de promoção da motivação
dos alunos, uma vez que cientes dos métodos que trazem maior satisfação para
estes, os docentes poderão adotar novas metodologias na “transmissão” dos
conteúdos.

Publicado
2019-07-03