VALORIZANDO AS DIFERENÇAS

Autores

  • Ana Cristina Costa da Silva
  • Maria Eliana Lima dos Santos
  • Francisca Vanúzia Souto Chaves
  • Joanéia Oliveira Ribas
  • Alana Keyse Alves do Nascimento
  • Eliane de Souza de Carvalho

Palavras-chave:

Braile, Inclusão, LIBRAS, Necessidades educacionais especiais

Resumo

O presente trabalho traz um relato do projeto “Valorizando as Diferenças”, em desenvolvimento na Escola Estadual Monteiro Lobato. O projeto tem como objetivo promover a inclusão social e melhorar a interação de estudantes com necessidades educacionais especiais e a comunidade escolar por meio de atividades/ações pedagógicas integradoras e interdisciplinares e da acessibilidade, transformando o espaço escolar num ambiente integrador e inclusivo que respeita e valoriza as diferenças. A Escola Estadual Monteiro Lobato oferta Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, atendendo um total de 2.153 estudantes. Nesse contexto, a escola dispõe de uma sala multifuncional com professores(as) especialistas para o atendimento a 21 (vinte e um) estudantes que possuem necessidades educacionais especiais, seja, deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência física ou deficiência intelectual. Neste sentido, por meio do projeto Valorizando as Diferenças, a escola busca ampliar o espaço de comunicação dos estudantes no ambiente escolar, adequando o espaço físico escolar as necessidades educacionais especiais de alunos cegos e surdos, oportunizando melhor acesso e comunicação entre esses alunos e o contexto escolar; incentivando os alunos cegos e surdos a se perceberem no espaço escolar, reconhecendo os ambientes e espaços educativos; desenvolvendo atividades/ações pedagógicas integradoras e interdisciplinares com a comunidade escolar (servidores técnicos e professores, estudantes, equipe gestora e pais ou responsáveis), visando a valorização e respeito aos alunos com necessidades educacionais especiais. Para tanto, estão sendo desenvolvidas atividades/ações como, oficinas de LIBRAS e Braile; atividades artísticas e contação de histórias utilizando Braile e LIBRAS; expansão do coral de LIBRAS; palestras; rodas de conversas; reorganização do espaço escolar com murais, painéis em português, Braile e LIBRAS; instalação de sirene audiovisual, instalação de piso tátil e placas de identificação no espaço escolar em português, Braile e LIBRAS, dentre outros. O projeto abrange toda a comunidade escolar e sociedade em geral, visto que além do público interno, a escola também abre suas portas para a comunidade externa, para realização de ações diversas. Para o desenvolvimento do projeto, a escola conta com o recurso de R$ 12.000,00 oriundos da Vara de Penas e Medidas Alternativas do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. Como resultado, espera-se fortalecer e transformar a Escola Estadual Monteiro Lobato num ambiente que favorece a inclusão social e a acessibilidade para atendimento as demandas dos estudantes com necessidades educacionais especiais, proporcionando uma melhor comunicação e socialização dos mesmos com o contexto escolar e a vida em sociedade

Biografia do Autor

  • Ana Cristina Costa da Silva

    Professora da Escola Estadual Monteiro Lobato

  • Maria Eliana Lima dos Santos

    Professora da Escola Estadual Monteiro Lobato

  • Francisca Vanúzia Souto Chaves

    Professora da Escola Estadual Monteiro Lobato

  • Joanéia Oliveira Ribas

    Professora da Escola Estadual Monteiro Lobato

  • Alana Keyse Alves do Nascimento

    Interprete de LIBRAS da Escola Estadual Monteiro Lobato

  • Eliane de Souza de Carvalho

    Interprete de LIBRAS da Escola Estadual Monteiro Lobato

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Publicado

2019-12-18