INTERCULTURALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

  • Geisel Bento Julião Gerência de Formação dos Profissionais da Educação Indígena/CEFORR/SEED/RR
Palavras-chave: Currículo, Interculturalidade, Escola Indígena, Roraima, Licenciatura Intercultural

Resumo

A desvalorização dos diferentes conhecimentos indígenas no currículo escolar é o problema que norteou a pesquisa que deu origem a este texto. O presente estudo, de cunho qualitativo, envolveu pesquisa teórica e observação de campo. Teve como objetivo apontar e descrever a interculturalidade como princípio teórico-metodológico de um currículo de formação de professores indígenas que prima pela valorização dos diferentes conhecimentos indígenas nas diferentes dimensões da prática pedagógica. As pesquisas de campo foram realizadas na Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Roraima. Concluiu-se que as lideranças indígenas e os colaboradores não índios, ao construírem a Licenciatura Intercultural, estabeleceram em sua proposta pedagógica princípios teóricos e metodológicos que romperam com a realidade do currículo integracionista, trazendo para o centro do processo de ensino e aprendizagem na sala de aula os diferentes conhecimentos indígenas em diálogo com os conhecimentos acadêmicos. Essa mudança tem possibilitado a construção de uma prática pedagógica diferenciada, com perspectiva crítica e libertadora, cuja característica principal é a valorização física e cultural do índio, bem como dos diferentes conhecimentos indígenas em seu currículo.

Biografia do Autor

Geisel Bento Julião, Gerência de Formação dos Profissionais da Educação Indígena/CEFORR/SEED/RR

Graduação em Licenciatura Intercultural e em Pedagogia

Mestre e Doutor em Educação

Professor da Secretaria de Educação do Estado de Roraima

Publicado
2021-01-29