PERFIL PSICOMOTOR ENTRE CRIANÇAS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS: Uma revisão sistemática

  • Anna Rosalia Né de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • André Pereira Triani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: Desenvolvimento motor, bateria psicomotora, crianças, revisão sistemática

Resumo

O objetivo do presente estudo foi sintetizar por meio de revisão sistemática as evidências disponíveis quanto à psicomotricidade de crianças pertencentes a escolas públicas e privadas. As buscas foram realizadas em bases de dados eletrônicas (RESEARCHGATE, GOOGLE ACADÊMICO e SCIELO). A busca dos artigos foi baseada nos descritores “bateria psicomotora”, “perfil psicomotor”, “alunos de escolas públicas”, “alunos de escolas privadas”, “coordenação psicomotora” e “avaliação psicomotora”. Foram analisados 7 estudos, todos utilizando a Bateria Psicomotora de Fonseca como instrumento de pesquisa, e todos abrangendo crianças. Como média geral dos estudos analisados, tanto as crianças de escolas públicas, quanto as de escolas privadas, apresentaram um perfil psicomotor dentro do padrão, não se destacando diferenças significativas entre as escolas. Concluindo desta forma, que em crianças de até 8 anos de idade não foram apontadas relevantes dificuldades psicomotoras, sendo necessário mais estudos abordando essa temática.

Biografia do Autor

Anna Rosalia Né de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Estudante de Licenciatura em Educação Física - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

André Pereira Triani, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

Publicado
2023-03-11