CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL INDÍGENA NA COMUNIDADE ANTA II, RORAIMA

Palavras-chave: Educação infantil, Educação indígena, Educação escolar indígena

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar um relato de experiência referente as políticas de implementação da educação infantil indígena na comunidade Anta II, na região do Tabaio no município de Alto alegre em Roraima, considerando a criança indígena no contexto da educação infantil institucionalizada. Descreve o que é ser criança indígena, levando em conta a educação indígena e a educação escolar indígena. Aborda as políticas de educação, que reconhecem formalmente a diversidade e a pluralidade étnico-cultural, como a Constituição de 1988 e a LDB de 1996. Assim como as legislações vigentes que dão passos importantes na formulação de princípios gerais visando a uma educação diferenciada, bilíngue e intercultural, abordando mais especificamente as referente a Educação Infantil. A implantação da Educação Infantil na Comunidade Anta II está posta e apoiada legalmente e o que deve ser considerado é a diferença entre o que está previsto e a sua aplicabilidade, a forma como ela está e irá integrar a educação indígena com a educação escolar indígena.

Biografia do Autor

Jacivânia Bento Julião, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERR; Especialista em Ensino de Matemática para Ensino Médio; Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Teologia do Norte do Brasil/FACETEN; Participante do grupo de pesquisa Rede Laboratório Socionaturais Vivos, Povos Indígenas e Conhecimentos Tradicionais na Amazônia e na América Latina.

Elialdo Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Pós-doutor em currículo-PUC/SP; Doutor em Educação- PUC/SP; Mestre em Educação-Universidade Estácio de Sá - RJ; Especialista em Supervisão Escolar- Universidade Cândido Mendes/RJ; Especialista em Docência do Ensino Superior Universidade Cândido Mendes/RJ; Licenciatura Plena em Filosofia e em Pedagogia; Professor da Universidade Estadual de Roraima.

Maristela Bortolon de Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Doutora em Educação pela UNISINOS. Mestre em Ciencias de la Educación Superior - Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos; Especialista em Metodologia do Ensino e em Metodologia do ensino Superior; Licenciada em Educação Física e em Pedagogia; Professora Titular aposentada do IFRR. Docente no IFAC. Participante do grupo de pesquisa Criança, Educação e Arte da UFRR.

Referências

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Tomas. A construção social da realidade (Tratado de Sociologia do Conhecimento). 24ªed. Petrópolis: Ed. Vozes, 1985.

BERNARDI, Lucí T.M.; CALDEIRA, Ademir Donizeti. Educação Escolar Indígena, Matemática e Cultura: A Abordagem Etnomatemática, 2011. Disponivel em: <https://www.researchgate.net/publication/50425273>. Acesso: 9 out.2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/1996. Brasília: Congresso Nacional, dez., 1996.

BRASIL. MEC/CNE. Resolução n. 05/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2009.

BRASIL. MEC/CNE. Resolução n. 05/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Brasília, DF, 2012.

BRASIL. Lei n. 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2014.

BRASIL. MEC/RCNEI. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília, 1998.

CASALI, Alipío. Fundamentos para uma avaliação educativa. In.:Isabel Franchi (org.). Avaliação da aprendizagem: discussão de caminho. São Paulo: Articulação Universidade/ Escola, 2007. p.9-26.

COHN, Clarice. A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado. 2000. 187f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade de São Paulo, SP, 2000.

JULIÃO, Geisel Bento A Construção Social do Currículo Escolar: um Exemplo de Cidadania Intercutltural Indígena. In.: MENI, Pedro Augustoi Hercks, et al. (org.). Educação e Interdisciplinaridade. Boa Vista: Editora UFRR, 2015.

NUNES, Angela. No tempo e no espaço: brincadeiras das crianças A’uwe-Xavante. In: LOPES DA SILVA, Aracy, NUNES, Angela; MACEDO, Ana Vera (orgs.). Crianças Indígenas – Ensaios Antropológicos. São Paulo: Global Editora, 2002.

ROLLMUS, Nicholas S.; TARRÈS, Joan P. Relatos metodológicos: difractando experiências narrativas de investigación. Fórum Qualitative Social Research, v. 16, n. 2, mayo 2015. Disponível em:< file:///C:/Users/Particular/Downloads/2207-9561-1-PB%20(1).pdf>. Acesso em: 19 mar. 2022.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação infantil e povos indígenas no Brasil: apontamentos para um debate. In.: MIEIB. Discutindo políticas de educação infantile educação escolar indígena, 2006. Disponível em:

<http://www.mieib.org.br/pagina.php?menu=biblioteca>. Acesso em: 18/9/2020.

TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz. A sociedade contra escola. In.: TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz; GRANDO, Beleni Saléte; DOS SANTOS ALBUQUERQUE, Marcos Alexandre (Ed.). Educação indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2012.

TROQUEZ, Marta Coelho Castro. Educação Infantil Indígena na Legislação e na Produção do Conhecimento, Horizontes. Revista de Educação, v.4, n.7, 2016.

Publicado
2023-12-29