CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL INDÍGENA NA COMUNIDADE ANTA II, RORAIMA
Palavras-chave:
Educação infantil, Educação indígena, Educação escolar indígenaResumo
O presente artigo tem como objetivo realizar um relato de experiência referente as políticas de implementação da educação infantil indígena na comunidade Anta II, na região do Tabaio no município de Alto alegre em Roraima, considerando a criança indígena no contexto da educação infantil institucionalizada. Descreve o que é ser criança indígena, levando em conta a educação indígena e a educação escolar indígena. Aborda as políticas de educação, que reconhecem formalmente a diversidade e a pluralidade étnico-cultural, como a Constituição de 1988 e a LDB de 1996. Assim como as legislações vigentes que dão passos importantes na formulação de princípios gerais visando a uma educação diferenciada, bilíngue e intercultural, abordando mais especificamente as referente a Educação Infantil. A implantação da Educação Infantil na Comunidade Anta II está posta e apoiada legalmente e o que deve ser considerado é a diferença entre o que está previsto e a sua aplicabilidade, a forma como ela está e irá integrar a educação indígena com a educação escolar indígena.
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