O O LEITOR FERNANDO PESSOA E A ANGLICIDADE: A biblioteca do poeta fingidor

  • Thiago Santos Pinheiro Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: Fernando Pessoa, Anglicidade, Biblioteca, Leitura, Escrita

Resumo

Escrito em tom ensaístico, este artigo busca apresentar traços gerais da biblioteca particular de Fernando Pessoa, no intuito de auxiliar na percepção das interfaces entre o Pessoa leitor e o Pessoa escritor. O que está no fundamento da proposta deste texto é a identificação da leitura formativa, muito mais do que fazer uma análise exaustiva de algum tema recorrente nos textos do grande poeta português e seu respectivo paralelo com seu acervo. A indagação que instiga essa investigação questiona a respeito daquilo que seria a substância axial, nas leituras de Pessoa, que apontariam para um horizonte peculiar na sua construção enquanto escritor. Esse elemento é apontado como a anglicidade, ou a formação da Inglaterra Vitoriana, de modo que aquilo que é revelado nos textos pessoanos conecta-se à sua formação de matriz inglesa. A investigação foi conduzida por meio de uma pesquisa documental – através das cartas e títulos dos livros presentes na biblioteca de Fernando Pessoa – seguida de uma reflexão crítica a respeito das características que se identificavam ao longo da pesquisa.

Referências

CASA FERNANDO PESSOA. Biblioteca Particular Fernando Pessoa. Disponível em: <http://bibliotecaparticular.casafernandopessoa.pt/index/index.htm> Acesso em: 31 mai. 2023.

PESSOA, Fernando. Carta a Armando Côrtes-Rodrigues. Disponível em: <http://arquivopessoa.net/textos/3013> Acesso em: 5 mai. 2023.

PESSOA, Fernando. Carta a João Gaspar Simões. Disponível em: <http://arquivopessoa.net/textos/2987> Acesso em: 5 mai. 2023.

PESSOA, Fernando. Carta a José Osório de Oliveira. Disponível em: <http://arquivopessoa.net/textos/2993>. Acesso em: 5 mai. 2023.

PESSOA, Fernando. Carta à Tia Anica. Disponível em: <http://arquivopessoa.net/textos/531> Acesso em 5 mai. 2023.

PESSOA, Fernando. Carta a Tomaz Colaço. Disponível em: <http://arquivopessoa.net/textos/2093> Acesso em: 5 mai. 2023.

PESSOA, Fernando. Poesia completa de Alberto Caeiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

PESSOA, Fernando. Poesia completa de Álvaro de Campos. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

PIZARRO, Jerónimo; FERRARI, Patrício (org.). 136 pessoas de Pessoa. Rio de Janeiro: Tinta da China Brasil, 2017.

ZENITH, Richard. Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz. Correspondência Amorosa Completa, 1919-1935. Rio de Janeiro: Editora Capivara, 2013.

Publicado
2023-12-29