POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E SUA ATUAÇÃO NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: A ação do Instituto Federal de Roraima
Palavras-chave:
Arranjos Produtivos Locais, Cluster, Desenvolvimento Produtivo, Institutos FederaisResumo
Assim como as demais unidades espalhadas pelo Brasil, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) nasceu idealizado sob a perspectiva de ser uma unidade educacional de referência na produção científica de cunho técnico e tecnológico, em uma aplicação de uma política pública de educação. A criação dos Institutos Federais (IFs) se deu pela crença que essas unidades educacionais, em consonância com os conglomerados produtivos, trariam o desenvolvimento produtivo esperado. Diante das críticas direcionadas a esses institutos espalhados pelo Brasil, em especial, àqueles focados no baixo impacto técnico e tecnológico para desenvolvimento dos chamados Arranjos Produtivos Locais (APLs), estão os localizados no norte do país. Este estudo exploratório quali-quanti, realizado por meio de levantamento bibliográfico, discutiu o conceito de APLs e examinou o quanto se diferencia do conceito de cluster, para assim certificar se os objetivos concebidos para essas unidades estão dentro de suas possibilidades de atuação. O primeiro tópico busca contextualizar as políticas públicas e políticas educacionais, a segunda parte discute os APLs e cluster e, por último, conclui-se que o estado de Roraima ainda é um estado com grande participação da administração pública na economia e o IFRR nestes 30 anos de atuação vem cumprindo seu papel no desenvolvimento e formação dos APLs que ainda não estão totalmente consolidados.
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