MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA UERR: UMA EXPERIÊNCIA DO USO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA DISCIPLINA DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Leila Márcia Ghedin Instituto Federal de Roraima (IFRR)
  • Ivanise Maria Rizzatti Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Patrícia Macedo de Castro Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Iliane Margarete Ghedin Universidade Estadual de Roraima (UERR)
Palavras-chave: Espaços não formais. Ensino de ciências. Mestrado em Educação em Ciências.

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência desenvolvida na disciplina de Espaços não Formais no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR), na qual se utilizou os espaços não formais como método para o desenvolvimento das aulas nas referidas disciplinas. A atividade se desenvolveu iniciando-se pelo planejamento da disciplina, obedecendo todos os requisitos do planejamento didático pedagógico. Para fundamentar teoricamente as aulas em espaços não formais ocorreram momentos com palestras e discussões de autores que tratam do tema. Após este momento partimos para aulas práticas com visitas em vários espaços não formais na cidade de Boa Vista, tais como o Mini Zoológico do 7o BIS (Batalhão de Infantaria de Selva), Haras Cunhã Pucá, Parque Anauá, Trilhas Urbanas na cidade de Boa Vista, Orla Taumanan e Balneário Caçari. Esta atividade proporcionou a construção do conhecimento dos mestrandos, maior motivação e interesse sobre o método utilizado, além disso, foi possível perceber os mestrandos mais dinâmicos nas aulas e estimulados para novas aprendizagens de forma diferenciada.

Publicado
2013-12-16
Seção
Artigos