PARTO HUMANIZADO: UMA ANÁLISE NA ÓTICA DO PROFISSIONAL DE SAÚDE E OS USUÁRIOS DO SUS NO HOSPITAL MATERNO-INFANTIL NOSSA SENHORA DE NAZARÉ (HMINSN).

  • Raiane Rodrigues Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Gilmara Jane Amorim Moraes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: Parto. Humanizado. SUS. Usuários. Profissionais.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo fazer uma análise na ótica do profissional de saúde e dos usuários do SUS do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazaré de Boa Vista/RR, sobre o parto humanizado e apresentar vários aspectos relacionados à humanização, desde sua definição até suas diretrizes fundamentais, com o intuito de conhecer as mais frequentes dúvidas existentes na execução, procedimentos e benefícios que esse programa traz a sociedade. Buscou também disseminar informações precisas sobre esse programa de forma objetiva e eficiente à sociedade. Através de uma revisão bibliográfica e algumas entrevistas semiestruturadas sobre a importância da implantação dessas ações, verificou-se que humanizar os serviços de saúde, implica em dar atenção aos usuários e aos profissionais de saúde, incluindo nos processos de gestão e seus cuidados. Assim, promovendo ações a partir da dignidade, ética, do respeito, do reconhecimento e solidariedade. Buscando alcançar estes objetivos, foi utilizada também a pesquisa exploratória descritiva, com uma abordagem quati-qualitativa para melhor obtenção dos dados. Pôde-se observar que as diretrizes da Política Nacional de Humanização atuam a partir de orientações éticas e políticas buscando excelência na qualidade, entretanto, segundo os resultados desta pesquisa, é necessário prestar maior atenção em relação à satisfação dos envolvidos, pois existem diversos fatores que interferiram e ainda interfere na disseminação efetiva desse programa, entre elas a comunicação. Logo, um aspecto decisivo para o avanço do atendimento humanizado nos hospitais é a criação de mecanismos para captar a voz de todos os envolvidos e ampliar os espaços de comunicação e diálogo entre os vários segmentos do hospital e entre estes os usuários.

Publicado
2015-12-10
Seção
Artigos