AVALIAÇÃO PARASITOLÓGICA EM FOLHAS DE ALFACES (Lactuca sativa) ROXA E VERDE COMERCIALIZADAS NAS FEIRAS LIVRES NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA – RR NOS ANOS DE 2012 E 2013
Palavras-chave:
Hortaliças., Hortaliças. Enteroparasitas. Contaminação, Enteroparasitas., Contaminação.Resumo
A avaliação parasitológica em folhas de alfaces de espécie (Lactuca sativa) comercializadas nas feiras livres no município de Boa Vista-RR. teve o objetivo de avaliar a contaminação por enteroparasitas em alfaces (Lactuca sativa) comercializadas nas principais feiras livres da cidade de Boa Vista. Foram analisadas 30 amostras (15 provenientes de cultivo orgânico e outras 15 de cultivo hidropônico), pelo método de sedimentação por centrifugação. O sedimento resultante foi analisado em microscópio óptico, visualizado em objetivas de 10x e 40x. Dentre todas as alfaces analisadas, 90% apresentaram-se contaminadas por estruturas parasitárias. Dentre os parasitas com maiores freqüências encontrados estavam presentes: Ascaris lumbricoides; Strongyloides stercoralis; Iodamoeba butschilii; Endolimax nana; Balantidium coli; Entamoeba coli; Hymenolepis nana; Chilomastix mesnili; Trichuris trichuris, todos com importância em relação à saúde pública. Os parasitas encontrados foram identificados, quantificados e organizados de acordo com a frequência de cada espécie. Os resultados indicaram que as alfaces provindas das feiras, podem apresentar padrão de qualidade higiênico-sanitária inadequada. Recomenda-se uma maior orientação aos produtores e manipuladores quanto à correta manipulação e higienização das hortaliças, de forma a reduzir a incidência de doenças parasitárias veiculadas por alimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da Norte Científico está protegido por meio da licença chamada “Atribuição”, da Creative Commons. Dessa forma, está autorizada a livre cópia, distribuição e utilização da obra, desde que seja dado o devido crédito.