MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ACRE
Palavras-chave:
Multiculturalismo, Educação do campo, Amazônia acreanaResumo
Esta dissertação tem por objetivo discutir multiculturalismo e educação do campo a partir dos desafios da realidade educacional da Amazônia acreana. Na oferta de educação do campo no Acre, coexistem dois macroprocessos. Num deles, tem-se o ensino ofertado para agricultores familiares, extrativistas, pescadores, ribeirinhos e assentados; no outro, a educação indígena. Em busca de um diálogo empírico-teórico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de proceder à construção reflexiva sobre multiculturalismo. Na conclusão, o artigo aponta o respeito às diferenças como elemento fundante do multiculturalismo e o papel dos educadores para materializar práticas multiculturais na educação do campo como mecanismos da luta contra-hegemônica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da Norte Científico está protegido por meio da licença chamada “Atribuição”, da Creative Commons. Dessa forma, está autorizada a livre cópia, distribuição e utilização da obra, desde que seja dado o devido crédito.