MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ACRE

  • Marcondes de Lima Nicácio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)
Palavras-chave: Multiculturalismo, Educação do campo, Amazônia acreana

Resumo

Esta dissertação tem por objetivo discutir multiculturalismo e educação do campo a partir dos desafios da realidade educacional da Amazônia acreana. Na oferta de educação do campo no Acre, coexistem dois macroprocessos. Num deles, tem-se o ensino ofertado para agricultores familiares, extrativistas, pescadores, ribeirinhos e assentados; no outro, a educação indígena. Em busca de um diálogo empírico-teórico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de proceder à construção reflexiva sobre multiculturalismo. Na conclusão, o artigo aponta o respeito às diferenças como elemento fundante do multiculturalismo e o papel dos educadores para materializar práticas multiculturais na educação do campo como mecanismos da luta contra-hegemônica.

Biografia do Autor

Marcondes de Lima Nicácio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Publicado
2019-08-30