CONTRIBUIÇÕES AO PLANEJAMENTO DA ETAPA TÉCNICO-ECONÔMICA DO TRANSPORTE ESCOLAR RURAL

Autores

  • Alaine Andrade de Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/ Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP)
  • Fernando Augusto Silva Marins Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Aneirson Francisco da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Palavras-chave:

Análise técnica-econômica, Custos, Transporte escolar rural, Instituição de Ensino Pública, Políticas Públicas

Resumo

O transporte escolar rural vem crescendo em importância, despertando o interesse de muitos pesquisadores em razão dos altos custos, da ineficiência na prestação dos serviços, das restrições de segurança, das rotas múltiplas e das incertezas quanto ao número diário de passageiros, entre outros problemas. Por se tratar de um sistema que exige muitos recursos, seus custos merecem destaque. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é contribuir para o planejamento da etapa técnico-financeira do transporte escolar rural do Instituto Federal de Roraima, Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP). As rotas típicas do ônibus escolar dessa unidade incluem a busca de alunos pela manhã, em diferentes trajetos municipais e intermunicipais, e o retorno, no fim da tarde, pelo mesmo percurso deixando os estudantes próximo às suas casas. As dificuldades são várias, como tempo muito longo de deslocamento dos discentes, lugares ociosos nos ônibus alocados ao transporte, custos elevados, entre outros. O método adotado no trabalho foi a pesquisa-ação, sendo qualitativa a forma de abordar o problema. Quanto à natureza, a pesquisa caracterizou-se como aplicada e, quanto aos objetivos, como descritiva empírico-normativa. Os resultados obtidos com este estudo mostraram-se relevantes para sua aplicação, uma vez que a sistemática proposta pelo Geipot permitiu a identificação e a simulação dos custos aplicados aos diferentes tipos de veículo, possibilitando a flexibilização na substituição do veículo contratado pelo mais vantajoso, demonstrando eficiência na obtenção dos resultados e nos gastos realizados pela administração pública. Como resultado adicional importante, verificou-se que há vantagens e desvantagens no contrato vigente, cabendo ao gestor público a decisão de alterar o contrato.

Biografia do Autor

  • Alaine Andrade de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/ Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP)

    Mestranda em Engenharia de Produção pela UNESP - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia de Produção de Guaratinguetá

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

     

  • Fernando Augusto Silva Marins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

    Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

  • Aneirson Francisco da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

    Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

    Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

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Publicado

2019-12-13