CAPACITAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA - EPTI - PARA DOCENTES DA COMUNIDADE DE CANAUANIM/RORAIMA:

UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

  • Silvina Faria dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Lana Cristina Barbosa de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Nadson Castro dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Palavras-chave: Educação inclusiva, Pessoa com deficiência, Capacitação

Resumo

Este artigo apresenta a proposta do Curso de Capacitação de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva – EPTI, desenvolvido para 35 docentes da Comunidade Canauanim/RR, como ação da Assessoria de Políticas Inclusivas (API) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). O curso iniciou em dezembro/2014 e teve término em setembro/2015, computando 160 horas-aula e os componentes curriculares foram desenvolvidos por uma equipe de profissionais do IFRR. O objetivo do curso foi capacitar os docentes na área de Educação Especial e Educação Inclusiva, dando-lhes subsídios para atender Pessoas com Deficiência. Dentre as metas delineadas para se atingir o objetivo constam aprender a Escrita e Leitura em Braille e ter conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Nos encontros, fez-se uso da metodologia participativa, com técnicas expositivas, debate, exercícios de fixação de cada conteúdo. A avaliação dos resultados foram obtidos por meio dos relatos de professores das Salas de Recursos Multifuncionais – SRM’s. Constatou-se que a experiência traz não só a reflexão sobre capacitação de docentes, mas também a respeito da importância da cultura escolar e de se ter um setor que referencie a inclusão dentro da instituição.

Publicado
2018-12-28