O INSTITUTO QUE PRODUZ

Authors

  • Cristiane Pereira de Oliveira

Keywords:

Institutos Federais, Processo Avaliativo, Tripé ensino-pesquisa-extensão

Abstract

O evento proposto “O Instituto que produz” teve o objetivo de compreender e aplicar os princípios da metodologia acadêmica e da pesquisa científica em situações de apreensão, produção e expressão do conhecimento no fazer Instituto. Supondo-se que a partir deste possa contribuir no processo de adaptação do estudante, integrando-o à Instituição de Ensino Superior, minimizando suas dificuldades e apreensões quanto à forma de estudar. O evento contou com a programação de atividades no auditório Campus Boa Vista no dia 27 de agosto e de 2018 nas disciplinas de Metodologia Acadêmica e da Pesquisa Científica com os temas: As Instituições de Ensino Superior atuais: função e finalidade da pesquisa, ensino e extensão; Processo de Produção do Conhecimento e Competências Transversais do aluno/pesquisador na construção de seu conhecimento. Os cursos contemplados foram: duas turmas de Licenciatura em Educação Física; uma de Licenciatura em Matemática e uma de Tecnologia em Saneamento Ambiental nos períodos vespertinos e noturno. Primeiramente, houve a palestra “Os Institutos Federais, o ensino superior e o processo avaliativo” com a ministrante convidada, Maria Neusa de Lima Pereira. Posteriormente, uma mesa redonda “A construção do tripé: ensino-pesquisa-extensão” com os Diretores do Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Roraima – Campus Boa Vista (IFRR - CBV). Ao final, houve perguntas e questionamentos por parte dos alunos e ministrantes com troca de experiências. Em um segundo momento, nos dias 20 e 24 de setembro de 2018, foi realizado uma “gincana” com um circuito, desenvolvido por alunos do módulo I do Curso Superior de Licenciatura em Educação Física e ao final do mesmo, os alunos deveriam responder questões relacionadas a palestra como a lei de criação dos Institutos Federais (Lei 11892/2008), siglas como PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, NDE – Núcleo Docente Estruturante, PPI – Projeto Pedagógico Institucional, CPA – Comissão Própria de Avaliação, PPC – Plano Pedagógico do Curso; missão e visão do IFRR, além da Lei do SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Lei 10.861/2004) e de seus componentes como Avaliação institucional (CI), Avaliação externa de cursos de graduação (CC), Avaliação do desempenho de estudantes (ENADE), Base para os indicadores de qualidade/ (IGC – CPC), entre outras; ou pagar uma prenda. Os alunos avaliaram positivamente a dinâmica do evento e da gincana e puderam conhecer o papel da Universidade e suas funções e finalidades; discutir o conceito de ofício de aluno em uma perspectiva multidimensional, destacando que tanto uma dimensão de conteúdo quanto uma acadêmica precisam ser consideradas por professores e alunos; avaliar o papel do IFRR como instituição produtora e disseminadora do conhecimento científico e compreender a diferença entre projeto de extensão e pesquisa, enveredando-se no meio acadêmico.

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Published

2019-07-03