AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENFRENTADAS PELOS DISCENTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFRR
Keywords:
Docência, Fenomenologia, Formação InicialAbstract
Sabe-se que a discussão, na formação de professores, de referenciais teóricos que possam orientar e problematizar a prática docente é algo necessário e urgente. Pensar sobre essa discussão é sobretudo reconhecer o hiato existente entre o processo ensino – aprendizagem na formação inicial do professor. Esse hiato desemboca em processos de dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos de licenciatura, objeto de estudo desta pesquisa. Objetivamos identificar quais dificuldades de aprendizagem são mais frequentes na formação do docente em ciências biológicas do IFRR e como elas impactam no início da formação do professor. Especificamente buscamos definir o que é dificuldade de aprendizagem, descrever as dificuldades de aprendizagem que são mais frequentes na formação do docente em ciências biológicas, analisar como as dificuldades de aprendizagem impactam no início da formação do professor e por fim planejar estratégias que minimizem as dificuldades de aprendizagem na formação inicial do professor de ciências biológicas. Para tanto a metodologia utilizada foi ancorada na dimensão fenomenológica e calcada nos princípios filosóficos da fenomenologia de Husserl (2001), tendo sido realizada no IFRR – CBV Centro, no Curso de Ciências Biológicas modalidade presencial. Participaram da pesquisa professores, lotados no Curso de Ciências Biológicas, como também alunos, que têm suas matrículas nos cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas que estão no início do curso (1º e 3º módulos), estão no meio do curso (5º módulo) e no final do curso (7º módulo). A estratégia de aplicação da técnica de entrevista individual de profundidade foi utilizada e seguiu um tópico guia que considerou três eixos, a saber: aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e formação inicial do professor de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os passos seguidos de procedimento de análise foram: descrição do objeto da experiência – epoché, em seguida adotou-se a exploração e investigação do material descrito, a fim de verificar que partes identificadas na descrição que podem ser utilizadas sem comprometer a essência do objeto e por fim, revelou-se o direcionamento da consciência, ou seja, a intenção e sentido que o objeto assume para consciência através dos processos mentais: afeição, conação e cognição. Após feita a pesquisa foi inicialmente identificado que a metodologia do professor, a interpretação de textos e as matérias de exatas estão entre as maiores dificuldades de aprendizagem percebidas pelos alunos e professores do curso, os discentes com dificuldades de aprendizagem geralmente recorrem a outros recursos fora da sala de aula, seja buscando o professor ou usando recursos áudio visuais e/ou literaturas que mais agradam e facilitam o entendimento, os discentes entendem que o maior impacto das dificuldades de aprendizagem se dará no momento da passagem de conhecimento, por conta da dificuldade enfrentada no início da formação, portanto é possível verificar que o professor tem papel crucial, devendo identificar os hiatos existentes no processo de formação inicial de professores para poder sana-los e minimizar as dificuldades de aprendizagem dos discentes.