ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA, NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Keywords:
Altas Habilidades/Superdotação, Curso de Biologia, Educação especialAbstract
A compreensão que impacta na organização do programa curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima deve considera o contexto inclusivo para o público alvo da educação especial incluindo nesse público aqueles com Altas Habilidades/ Superdotação. Nesse sentido levantamos a seguinte questão. Que mecanismo o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) oportuniza e assegura para a identificação dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação matriculados. E se considera métodos, avaliação e conteúdos diferenciados para aqueles alunos já identificados, Fazer o levantamento dos acadêmicos matriculados com superdotação no curso de biologia e qual o trabalho especializado; orientação para aceleração de estudos e estratégias de enriquecimento curricular adotada pelos professores do curso. Identificar as estratégias que o curso de biologia adota para a identificação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Investigar se há indissociabilidade das ações de ensino, pesquisa e extensão, do curso de biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) na Formação teórico-prática para o exercício docente com alunos com Altas Habilidades/Superdotação Esta pesquisa é de cunho bibliográfico, sendo que está destinada a identificar o comportamento dos alunos com altas habilidades e superdotação e destacar as dificuldades de interação que este aluno possui.