EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA /PROIFTEC: PROGRAMA PREPARATÓRIO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFRR/CAMPUS BOA VISTA

Authors

  • Tomás Armando Del Pozo Hernandez Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Esmeraci Santos do Nascimento

Keywords:

Educação a Distância, Educação Profissional e tecnológica, Preparatório

Abstract

Na perspectiva de minimização ou ainda de superação os impactos da transição e ainda oportunizar o ingresso dos alunos que saem do Ensino Fundamental e ingressam no Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima–IFRR/Campus Boa Vista, propôs através do Departamento de Educação a Distância propiciar um espaço de ambientação a essa nova realidade educacional por meio do Programa Preparatório para Ingresso nos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio-ProIFTec. O Campus Boa Vista buscou contribuir com este curso junto à comunidade externa para a formação de 70 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de uma escola estadual do bairro, que almejavam entrar nos cursos técnicos profissionalizantes do IFRR. A execução do ProIFTec foi ancorada na proposta elaborada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN, o qual cede material didático composto de 10 apostilas temática, com guia de estudo e videoaulas em sequências, cujos conteúdos são integrados de forma transversal, numa perspectiva interdisciplinar. O projeto para o CBV foi desenvolvido como curso de extensão de 160h, sendo sua execução com 50% por meio de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA e 50% em atividades presenciais. Fora organizado em 04 módulos: Iniciação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, Língua Portuguesa, Ética e Cidadania e Matemática em que os alunos puderam estudar e fazer as atividades à distância com auxílio de qualquer aparelho eletrônico que acessasse a Internet, através do AVA da Plataforma Moodle. Além das aulas em laboratórios de informática, para os componentes de Língua Portuguesa e Matemática houveram atividades práticas e simulados de provas no formato do exame do IFRR/CBV. Quanto aos desafios de um curso na modalidade a distância identificou-se que muitos alunos não conheciam as ferramentas básicas do uso de computador e dinâmica de estudo em ead. Destacase ainda muita dificuldade no entendimento de questões discursivas e de interpretação de enunciados, pouco hábito de leitura, bem como dificuldades na percepção dos marcadores de coesão que facilitam o entendimento do texto. O projeto contribuiu efetivamente para a melhoria das possibilidades de ingresso no IFRR à medida que o estudante tem acesso não somente a atividades similares a estrutura da prova para o processo seletivo, mas também porque este oportuniza uma revisão geral de conceitos básicos relacionados as disciplinas. Houve relatos de maior interesse e participação destes alunos em sua escola e na responsabilidade por seus estudos. Alguns paradigmas externos construídos sobre o perfil do aluno que ingressa no IFRR e sua permanência foram desmistificados, pois sobre o primeiro acreditava-se que a instituição recebia a maioria de alunos do ensino privado; segundo que precisava pagar algum tipo de mensalidade para permanecer na Instituição. Com base na experiência depreende-se que, a incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação contribui para os alunos desenvolvam a competência digital, o que implica ser uma pessoa autônoma ao selecionar e usar informações e suas fontes, além de suas ferramentas tecnológicas.

Author Biographies

  • Tomás Armando Del Pozo Hernandez, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Professor do IFRR/Campus Boa Vista

  • Esmeraci Santos do Nascimento

    Professora do IFRR - IFRR/Campus Boa Vista

Published

2019-12-18