ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL USANDO OS JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS
Keywords:
Formação Inicial, Geometria, Jogos pedagógicos, Material manipulável, PIBIDAbstract
Este trabalho constitui-se em um relato de experiências desenvolvido em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima. Tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de aprender conteúdos matemáticos no campo da geometria a partir da utilização de jogos e materiais manipuláveis como recursos didáticos. O estudo fundamenta-se na compreensão de que a Geometria é um bloco de conteúdos da disciplina de matemática, sendo parte do currículo escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois possibilita que o aluno desenvolva diferentes competências e habilidades, como analisar, abstrair, deduzir, criar. A experiência foi desenvolvida por meio de parceria entre os bolsistas do PIBID, a supervisora de campo e os coordenadores de área do Programa. As atividades de geometria foram desenvolvidas com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental formada por 25 alunos, sendo 10 meninos e 15 meninas todos na faixa etária de 7 a 8 anos. A maior parte da turma ainda estava em processo de alfabetização, que é o maior foco de aprendizagem para a série. A metodologia consistiu no desenvolvimento de uma série de atividades envolvendo jogos pedagógicos e material manipulável para trabalhar as formas geométricas planas e espaciais. Dentre as atividades estão: o jogo bingo que traz formas planas, a construção de figuras geométricas com jujuba e palitos, exploração do tangram, confecção de desenhos com as formas geométricas e exposição dos trabalhos produzidos e das aprendizagens numa feira de ciências. As atividades foram registradas em diário de campo, as quais foram descritas e ilustradas com fotografias, o que possibilitou a análise interpretativa. Neste trabalho foram construídos diferentes aprendizagens sobre o planejamento do trabalho docente, sobre os próprios conteúdos matemáticos e sobre o modo de ensinar matemática às crianças. Os resultados da experiência indicam que os jogos podem facilitar a aprendizagem, visto que as crianças, ao final do trabalho, sabiam nomear corretamente as formas geométricas planas e espaciais, identificar essas formas em objetos da realidade e conheciam algumas características destas formas. Para a formação docente, a experiência contribuiu de forma significativa no processo de construção de saberes, pois possibilitou conhecer a realidade escolar, assim como, interagir e vivenciar práticas docentes que são fundamentais no processo de formação profissional inicial do futuro professor. Também ofereceu a oportunidade de entender alguns desafios da profissão, pois o programa permite aos bolsistas em formação conhecer e familiarizar-se com o ambiente escolar.