“¿CUÉNTAME UN CUENTO?: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS VENEZUELANAS
Keywords:
Contação de Histórias, Literatura Infantil, LudicidadeAbstract
Este trabalho apresenta os resultados do projeto intitulado “¿Cuéntame un cuento?: Contação de histórias para crianças venezuelanas" executado no âmbito do Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão. A proposta justificou-se no sentido de ampliar o contato das crianças à Literatura Infantil, considerando que as narrativas ficcionais ou realistas agregam conhecimento, reflexão e prazer àqueles que as ouvem ou leem. Pensando nisso, surgiu a proposta de incentivar o prazer pela leitura e promover a humanização, interagindo com crianças venezuelanas, hospitalizadas em uma instituição de saúde pública da cidade de Boa Vista, com o objetivo principal de contribuir para o fortalecimento da identidade hispânica dessas crianças, a partir da contação de histórias de diferentes gêneros, narradas em língua espanhola. Para tanto, considerando-se a faixa etária e os interesses de cada grupo e os princípios da ludicidade, realizou-se a seleção de histórias e definiram-se os recursos didáticos a serem utilizados para a prática extensionista. O projeto foi executado durante 15 semanas, distribuídas no período de 02 de maio a 06 de setembro de 2019, alcançando um público de 300 crianças, que puderam se divertir com a narração de 15 histórias infantis. Como recursos didáticos confeccionaram-se roupas temáticas, avental literário, dado literário, caixa de figuras para painel dinâmico e teatro de palito. Observou-se que tanto os comportamentos das crianças quanto dos pais durante a interação traduziam o fortalecimento emocional causado pelo afeto e acolhimento que perpassa por uma ação extensionista dessa natureza. Ademais, a experiência nos trouxe reflexões sobre a importância da contação de histórias em ambientes hospitalares, confirmando estudos que apontam essa prática como estratégia eficaz no processo de recuperação da criança, contribuindo para o controle da dor e a diminuição de estresse, bem como para amenizar os traumas decorrentes da internação tanto para a criança quanto para seu acompanhante.