A MESA EDUCACIONAL E-BLOCKS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES: UM ESTUDO COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE -TDAH DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO BRÍGLIA EM BOA VISTA-RR

Authors

  • Nilra Jane Bezerra
  • Vithoria Portela

Keywords:

Educação Matemática, E-Blocks, Mesa educacional, Números e Operações

Abstract

Esta pesquisa desenvolvida no âmbito do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática do IFRR, tem por objetivo investigar se a Mesa Educacional E-Blocks usada como ferramenta no ensino de números e operações contribui na aprendizagem de crianças com TDAH. O cenário da pesquisa é uma escola da rede municipal de Boa Vista-RR e os sujeitos são alunos com TDAH do 1° ao 5° ano desta escola. Trata-se de uma pesquisa em andamento, que propõe a partir da aplicação de uma sequência didática, avaliar a aprendizagem destes alunos. Carmo (2013) afirma que a escola deve possibilitar o mesmo processo de ensino para os alunos especiais, pois, é no ambiente educacional que a criança vai se socializar. A educação inclusiva remete a ideia de que a escola regular é de todos e confirma o que está escrito na lei, que somos todos iguais. Desta forma, propomos nesta pesquisa, organizar estratégias de ensino que facilite a inclusão de estudantes com esse transtorno nas aulas de Matemáticas. Em tais estratégias propomos desenvolvê-las por meio da Mesa educacional E-Blocks, tendo em vista que é uma ferramenta inserida no contexto das tecnologias de informação, tendências utilizada no ensino e aprendizagem em Educação Matemática. A mesa educacional E-Blocks é uma possibilidade de ferramenta tecnológica que a princípio pode até parecer mais um objeto característico da educação infantil por conter uma mesa de plástico com bancos coloridos e blocos de montar, porém, as mesas educacionais são tecnológicas e voltadas para o ensino de conteúdos das séries iniciais. A pesquisa tem caráter exploratório e se deu a partir de uma entrevista com o professor que atua na sala multifuncional da escola campo, após a entrevista, como um teste piloto,  foram feitas observações  com registros em um diário de bordo, de atividades aplicadas pelo professor a uma aluna com TDAH utilizando a mesa E-Blocks. A partir dessa observação, foram feitas as análises do desempenho da aluna nessas atividades. Assim, foi possível constatar a viabilidade da aplicação da sequência didática proposta na pesquisa. Estas sequências didáticas para o ensino de números e operações estão sendo elaboradas e têm previsão de aplicação no primeiro semestre de 2020. Os resultados parciais revelam, a partir da entrevista feita com o professor e as observações das aulas, que há 6 crianças com TDAH na escola, que necessitam de acompanhamento  individualizado na sala multifuncional e que a mesa educacional E-Blocks, tem suas potencialidades e pode auxiliar no ensino e na aprendizagem de crianças com esse transtorno. Observou-se também, a partir de estudos nas obras literárias, que os alunos com TDAH tendem a ter certo comprometimento com o rendimento escolar, tendo em vista que seus sintomas contribuem para a dificuldade em procedimentos básicos da sala de aula. É importante ressaltar que apesar de não termos encontrado resultados de pesquisas sobre o uso da mesa educacional E-Blocks, essa tecnologia já foi implantada nas escolas municipais de Boa Vista e atende cerca de trinta e seis mil alunos.

Published

2019-12-18