LETRAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA PESSOAS COM SURDEZ
Keywords:
Atendimento educacional especializado, Letramento, Língua portuguesa, Pessoa com surdezAbstract
A inclusão escolar é um direito cujo objetivo é melhorar a sociedade por meio de um ensino que promova a interação, a construção de saberes, o respeito às diferenças individuais e a multiculturalidade. O Projeto Letramento de Língua Portuguesa para pessoa com surdez é uma ação pedagógica do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE do Campus Boa Vista – CBV. Desenvolvido como Atendimento Educacional Especializado – AEE, desde 2016 para atender estudantes surdos do Campus, bem como a comunidade surda, retrata uma prática pedagógica na perspectiva inclusiva a fim de aprimorar, ampliar e aprofundar as habilidades de escrita e leitura da Língua Portuguesa - LP como L2, segunda língua considerando que a L1 é a Libras – Língua Brasileira de Sinais. As aulas acontecem semanalmente, durante todo o ano, o planejamento é a partir de unidades didáticas temáticas e do uso de gravuras impressas e/ou em powerpoint, exposição de vídeos e uso de materiais concretos mediados por uma Professora de Língua Portuguesa, uma professora de Libras e os TILS -Tradutores/Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais. As sequências didáticas partem dos gêneros textuais que circulam socialmente e são organizadas em temáticas para a apresentação dos conteúdos a serem estudados culminando com práticas de leitura e escrita desses gêneros textuais. Em 2019.1 as aulas trataram da temática de profissões e o estudo do substantivo comum e próprio, gênero do substantivo, leitura de encarte informativo, produção de glossário, estudo do adjetivo e produção do gênero textual – anúncio com finalização do semestre em uma roda de conversa com profissionais. O projeto considera e valoriza as diferenças no convívio social e o reconhecimento do potencial de cada ser humano, assim buscou-se favorecer o desenvolvimento dos estudantes e da comunidade surda incentivando-os na continuidade dos estudos, na ampliação de habilidades de leitura, escrita e compreensão, na interação dos alunos com as diversas formas de linguagem encontradas em seu cotidiano e nas garantias de seus direitos em nossa sociedade. Os resultados percebidos estão na ampliação e na compreensão da leitura de diferentes gêneros textuais, na interpretação, na evolução no texto escrito com ampliação do vocabulário e maior aplicação de aspectos de coerência textual. Esses resultados impulsionam a equipe do Napne/CBV a manter o Projeto e aperfeiçoá-lo atendendo sempre as necessidades deste público e a política da educação inclusiva.