O ENSINO DA LEITURA COMO PRÁTICA TRANSFORMADORA
Keywords:
Comunicação, Escrita, Interpretação, LeituraAbstract
O projeto O ensino da leitura como prática transformadora tem como objetivo desenvolver a leitura e a interpretação textual dos alunos do 6º ano do Colégio Estadual Militarizado Professora Elza Breves de Carvalho. Os encontros vêm ocorrendo duas vezes na semana, no Campus Zona Oeste desde abril do presente ano e são propostas atividades musicais, de leitura, jogos educativos e dinâmicas em grupo, a fim de promover o raciocínio lógico, a interpretação e a escrita. Dentre as propostas executadas, podemos citar: dinâmicas de apresentação para promover a interação entre os alunos e professores, fortalecendo a comunicação e o relacionamento interpessoal dos estudantes; quebra cabeça de frases e formações de histórias, onde processo de leitura e escrita são desenvolvidos de forma lúdica, despertando o interesse e oportunizando que os estudantes mostrem sua criatividade. A fim de ressaltar o hábito e gosto pela leitura, foram elaboradas diversas dinâmicas de arte representativa, onde cada aluno retratou por meio de textos com desenhos sua interpretação pessoal das narrativas. Outra proposta recorrente é a criação de histórias através dos substantivos. Também foram realizados diversos jogos educativos. O projeto iniciou com encontros presenciais com 40 alunos. Ao longo do desenvolvimento nas duas semanas iniciais, houve a adesão de mais alunos, fazendo com que chegássemos a conclusão de que atividades de leitura e escrita estão sendo interessantes, lúdicas e prazerosas e os alunos que iniciaram fizeram marketing positivo do projeto, aumentando a demanda. Podemos concluir também que a grande maioria está tendo um bom desempenho e interação nos encontros presenciais e, conforme relatos dos estudantes, docentes e Coordenação Pedagógica da escola Elza Breves, já houve melhoria no rendimento escolar dos participantes. A proposta ainda está em execução, mas já há vários pedidos para que continue no próximo ano.