PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NA ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL MARIA DAS DORES BRASIL EM BOA VISTA/RR
Keywords:
Formação Docente, Língua Espanhola, Residência PedagógicaAbstract
Este trabalho apresenta o relato de experiência, que se concretizou por meio do Programa Residência Pedagógica no Curso de Licenciatura em Letras Espanhol do Instituto Federal de Roraima, o programa é uma forma de levar o acadêmico de Língua Espanhola em processo de formação docente, adentrar no contexto escolar (co) relacionando os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com a realidade da atuação docente. A experiência foi adquirida em uma escola pública da Rede Estadual de Ensino de Boa Vista Roraima. Como objetivo, pretende-se descrever aqui as contribuições que o Programa Residência Pedagógica proporcionou aos acadêmicos, na disciplina de Língua Espanhola, nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Em Tempo Integral durante os meses de março a outubro de 2019. Assim no decorrer da prática pedagógica enquanto acadêmicos em formação foi oportunizado aos residentes, vivenciar a elaboração do planejamento com o acompanhamento do professor preceptor, e ainda o seu desenvolvimento com os alunos, momento esse que possibilitou a ação-reflexão-ação do fazer pedagógico em sala de aula para atender alunos brasileiros e venezuelanos. Percebe-se ainda com a experiência, a importância da apropriação de teorias que embasem a prática pedagógica, proporcionando assim, a escolha da melhor estratégia metodológica, de acordo com a realidade dos alunos, que o estudo das estratégias contribui dando subsídios para a compreensão do desempenho dos estudantes e fornece conhecimentos que podem ajudar a promover intervenções educacionais eficazes. Uma vez que devido a junção de duas culturas, ministrar aulas para alunos nativos da língua espanhola juntamente com brasileiros, se torna um grande desafio para o docente. Diante disso, a metodologia se deu através de atividades em sala de aula seguindo os conteúdos do plano de ensino do professor titular, foi possível traçar estratégias que possibilitassem através da explicação para os estudantes sobres os objetivos e resultados esperados com o desenvolvimento das atividades, permitiu-se a compreensão de como a relação entre teoria e prática é fundamental para ocorrer a aprendizagem. Nesse sentido a partir das estratégias de leituras e produções de textos, dinâmicas, interpretação textual, debates e seminários, perceberam-se a necessidade de proporcionar maior diálogo entre os alunos, permitindo assim uma reflexão profunda sobre a relação entre a teoria e a prática. Notou-se ainda que com esses métodos e técnicas, os alunos adquiriram conhecimentos através da interação social, respeitando suas diferenças e culturas. O resultado obtido nessa experiência demonstra o enriquecimento pedagógico do residente tanto no planejamento de suas aulas quanto no desenvolvimento das mesmas, que planejar é estudar, assim estudar é adotar atitudes sérias diante de um problema, procurando pensar e refletir para escolher as melhores alternativas de ações possíveis para alcançar os objetivos que são determinados por certa realidade.