SOLO NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA DE ENTENDIMENTO E COMPREENSÃO DOS CONCEITOS BÁSICO E PRINCIPAIS FUNÇÕES DO SOLO, NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Keywords:
Meio Ambiente, Conservação do solo, ExperimentotecaAbstract
Nos estudos relacionados a natureza na educação básica, são abordados os temas relacionado ao meio ambiente e suas características. A maneira como estes assuntos são tratados, deixam dúvidas em relação ao principal componente do meio ambiente, ou seja, o solo. O solo, tem importância fundamental no meio ambiente e no meio agrícola. Além da importância do solo para a produção de alimentos, o conceito de qualidade do solo também destaca a importância desse recurso para o funcionamento global dos ecossistemas. Entretanto o conhecimento desses elementos no ensino básico, não fornece a real importância desse recurso natural, visto a complexidade desse sistema, chamado solo. Dessa forma através de ferramentas simples podemos fornecer aos alunos do ensino básico os principais conceitos e funções desse sistema de forma didática e pedagógica. Com auxílios de instrumentos simples podem ser construídos materiais alternativos para o entendimento e compreensão do solo, sendo muito mais que um componente do meio ambiente.Em virtude o presente trabalho teve como objetivo principal a promoção da educação em solos no ensino básico. O projeto foi densenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR, campus Boa Vista. Apresentando duas fases: a primeira fase consistiu na confeção dos materiais e meios para divulgação. Onde foram construidos os ensaios com a enfasê na eroção e conservação do solo, denominada de experimentoteca. A segunda fase ainda em execução, consiste em a apresentação para os alunos de ensino básico, com auxílio de recursos audiovisuais e também livretos didáticos para maior compreensão do assunto, através de uma minifeira, na qual os alunos terão acesso a esses recursos, e possuíram o entendimento da conservação do solo na prática através dos ensaios. Também nessa fase, todos os alunos participantes responderam um questionário para a verificação do aprendizado (resultados), onde essa ferramenta será adaptada público alvo crianças entre 7 e 10 anos. Os resultados parciais atingidos nesse projeto se mostraram eficazes, pois os materiais confeccionados serão fundamentais para atingirmos a fase final do projeto, pois são didáticospedagógicos para a aprendizagem e compreenssão da verdadeira função do solo no meio ambiente. Pois conclui-se que com a compreensão do solo no meio ambiente, proporcionará a formação de um jovem mais atuante, reflexivo e responsável sobre a conservação desse recurso tão importante para humanidade. Além claro, de serem agentes disseminadores da educação em solos, visto que poderão ensinar esses conhecimentos aos amigos e familiares, formando uma rede de transmissão desse conhecimento, possuindo um forte impacto na sociedade em relação a transformação de um ambiente mais sustentável ecologicamente.