A IMPORTÂNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR METODOLOGIAS DE ENSINO PARA AS ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO NO IFRR – CAMPUS BOA VISTA

Authors

  • Cristiane Pereira de Oliveira

Keywords:

Metodologias de Ensino, Ciências da Natureza e Matemática, Educação à Distância

Abstract

O componente curricular metodologias de ensino para as áreas de Ciências da Natureza e Matemática no Curso de Pós-graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino no IFRR – Campus Boa Vista tinha como ementa: A história e filosofia das ciências e da matemática; As metodologias ativas de ensino; Recursos Didáticos e Midiáticos; Experimentos, inventos e brincadeiras; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Dentre as competências do componente está o de desenvolver o aperfeiçoamento de metodologias interdisciplinares do ensino para as áreas de Ciências da Natureza e Matemática; e entre as habilidades estão: Levar os alunos a reflexão da evolução histórica do ensino de Ciências e Matemática, na resolução de problemas e nos temas geradores no nosso dia a dia; Discutir a questão do cotidiano, a teoria, a prática e as analogias no ensino de Ciências e Matemática; Estudar as tecnologias educacionais, seu papel na sociedade tecnológica e utilização de novas tecnologias no ensino de Ciências e Matemática; Propor jogos, recursos didáticos e formas de abordagem no ensino de temas relativos aos conteúdos das referidas áreas de ensino de Ciências Naturais e Matemática; Apresentar propostas práticas experimentais em uma perspectiva interdisciplinar, transversal e didática para o ensino de Ciências Naturais e Matemática, com a utilização de materiais de baixo custo. Cumulativamente fora trabalhados noções de segurança em práticas experimentais e foi proposto aos alunos participantes uma proposta de implantação de laboratórios de Ciências e Matemática nas escolas. O componente foi ministrado para 180 alunos, durante o período de 06 a 28 de abril de 2019, com um encontro presencial nos polos Rorainópolis (06/04), Normandia (07/04), Mucajaí (08/04), Boa Vista (09/04) e Pacaraima (11/04) onde foi apresentada a sala no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle na versão 2.6 estruturada com a apresentação, tiradúvidas e quatro unidades contendo: artigos para leitura nas unidades I e II, na Unidade III (atividades: 1. Uma avaliação em forma de questionário com questões fechadas sobre todos os assuntos abordados nas duas unidades = 40 pontos; 2. Envio de resumo do Relato de Experiência dos alunos do curso sobre aplicação de experimentos, inventos e brincadeiras utilizando recursos didáticos e midiáticos numa perspectiva de metodologias ativas através da CTS = 20 pontos) e por último a Unidade IV - Recuperação da Aprendizagem onde os alunos enviaram uma apresentação em Power Point de um Relato de Experiência sobre aplicação de experimentos, inventos e brincadeiras utilizando recursos didáticos e midiáticos numa perspectiva de metodologias ativas através da CTS onde a pontuação foi equivalente a 40 pontos). No encontro presencial, cada cursista fez um relato de uma experiência vivido de metodologia de ensino de Ciências e Matemática, explicitando o conteúdo abordado, os recursos didáticos e midiáticos utilizados e aplicabilidade em CTS. Dentre os principais recursos diferenciados relatados, o mais utilizado foi o Datashow. Todos os alunos concluíram a disciplina e avaliaram positivamente a metodologia adotada na mesma.

Author Biography

  • Cristiane Pereira de Oliveira

    Professora do IFRR/Campus Boa Vista

Published

2019-12-18