A RELAÇÃO ENTRE A CRISE MIGRATÓRIA E OS IMPACTOS CAUSADOS NA IMAGEM DO DESTINO RORAIMA
Keywords:
Crise migratória, Destino Roraima, Impactos, MarketingAbstract
Este trabalho tem como objetivo geral proporcionar maior esclarecimento quanto aos aspectos da migração Venezuelana e estabelecer a relação entre a crise migratória e os impactos causados na imagem do destino Roraima. Bem como, abordar o que é o marketing e sua importância na imagem do destino Roraima. A pesquisa tem caráter qualitativo descritivo e exploratório, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e entrevista com uma agência de turismo receptivo para mensurar e apresentar de forma mais clara os impactos causados na imagem do destino. Sendo que, a partir do ano 2015, o Brasil passou a receber um grande fluxo de imigrantes venezuelanos, que em decorrência da crise política e econômica na Venezuela, passaram a migrar para o Brasil, em especial ao estado de Roraima. Devido ao grande contingente de imigrantes que entraram no país, as autoridades, as mídias sociais e os veículos de comunicação passaram a se referir a essa migração, como: crise migratória e/ou crise humanitária. De forma geral, constatou-se que as notícias disseminadas pelos veículos de comunicação sensacionalistas, foram expostas de maneira inadequadas e negativas, presumindo que o estado estivesse em guerra e que existisse falta de humanidade e acolhimento, fazendo com que os turistas tivessem uma percepção equivocada sobre o estado de Roraima. O que causou uma imagem inapropriada do estado e acarretou na falta de interesse dos turistas em conhecer o destino Roraima.