RELATOS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Authors

  • Luciana Veloso Cardoso
  • Raylza Nascimento Bragança
  • Maria Silva Nascimento

Keywords:

Desenvolvimento, Ensino, Reflexão

Abstract

O presente trabalho relata as experiências obtidas durantes as fases de preparação, ambientação e regência do Programa Residência Pedagógica que busca o aperfeiçoamento dos acadêmicos de licenciaturas, através de projetos que intervenham na prática pedagógica e direcione o acadêmico residente a aprimorar a relação entre a teoria e a prática docente. Os objetivos principais do programa nessas primeiras etapas foram a preparação dos participantes do programa, tais como residentes, preceptores e docentes orientadores; a familiarização do residente na escola-campo; e o exercício da prática docente. A preparação ocorreu por meio de reuniões, encontros, oficinas, leituras e discussões sobre artigos científicos. A ambientação ocorreu através da observação, reflexão e crítica sobre os espaços, funcionamento, e trabalho da escola. A regência ocorreu dentro da sala de aula, nas modalidades de observação e regência, nas quais foi possível estar mais próximo da realidade da sala de aula, tanto no que diz respeito ao comportamento dos alunos, metodologias adotadas pelos professores, como nos conteúdos que estavam sendo estudados. O Programa Residência Pedagógica em todas suas esferas, contribuiu positivamente na formação acadêmica dos residentes, pois através do programa gerou-se a oportunidade de vivenciarmos o cotidiano escolar, realizando toda uma análise dos espaços, das relações, dos entraves, e das soluções que a escola encontra. O Programa Residência Pedagógica tem acrescentado experiências que podem ser levadas ao longo do caminho profissional, tais mostram o “desafio que é atuar na educação”, mas o principal tem sido o “como superar esses desafios”, e ambientação mostrou a grande importância da escola como instituição social, e como agente promissora do cidadão crítico e do bem. O Programa Residência Pedagógica pode ser caracterizado como agente na consolidação dos alunos que estão ingressando na docência, trazendo meios para que haja o preparo mais viável possível aos participantes do Programa, podendo destacar o desenvolvimento e crescimento intelectual e profissional dos mesmos.

Author Biographies

  • Luciana Veloso Cardoso

    Bolsista do Programa Residência Pedagógica do IFRR/Campus Boa Vista.

  • Raylza Nascimento Bragança

    Bolsista do Programa Residência Pedagógica do IFRR/Campus Boa Vista.

  • Maria Silva Nascimento

    Professora Supervisora das Bolsistas do Programa Residência Pedagógica na Escola Estadual Maria das Dores Brasil.

Published

2019-12-18