RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO MILITARIZADO CONCEIÇÃO COSTA E SILVA

Authors

  • Alex Ribeiro da Silva
  • Fábio Henrique Barros de Andrade
  • Giovana Ferreira da Silva Oliveira
  • Joerk da Silva Oliveira
  • Wagno Abreu da Silva

Keywords:

Residência pedagógica, Jogos, Matemática

Abstract

O processo de residência pedagógica tem como objetivo proporcionar espaços que nos permitem colocar em prática a docência, a partir da vivência do dia a dia do professor no ambiente escolar. Por isso, é uma etapa essencial para o desenvolvimento do futuro profissional de licenciatura em matemática, sendo uma experiência indispensável para desenvolver atitudes reflexivas sobre as metodologias, tecnologias e adaptações didáticas utilizadas pelos educadores durante o processo de ensino e aprendizagem. Durante o período na escola, tivemos a oportunidade de presenciar eventos importantes, como a resoluções das provas da OBMEP 2018, 2017 e 2016 e resoluções das questões de matemática das provas da EPCAR para o 8° e 9° ano do fundamental II. Essa prática nos possibilitou refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelo professor e o aluno em ensinar e aprender matemática. Como futuros professores temos a responsabilidade de buscar alternativas e maneiras de interligar o ensino da matemática com a realidade dos alunos, e uma alternativa a se utilizar jogos matemáticos dentro e fora da sala de aula. O uso de materiais lúdicos é um assunto bastante abordado quando se trata de transformar o conhecimento científico em algo mais atrativo para que os alunos possam entender. Durante o período da residência pedagógica a importância de utilizar essas ferramentas lúdicas se tornou mais evidente, pois ao participarmos das atividades com jogos matemáticos realizados na escola, percebemos um interesse maior por parte dos alunos. Esses momentos no Colégio Militarizado Conceição da Costa e Silva, nos possibilitou ter uma reflexão crítica sobre as práticas que devemos adotar dentro de sala de aula para alcançar o melhor desenvolvimento dos alunos. Como acadêmicos que possuem novos conhecimentos, nossa responsabilidade é ainda maior ao nos inserirmos ao âmbito profissional com novas perspectivas.

Author Biographies

  • Alex Ribeiro da Silva

    Bolsista do Residência Pedagógica do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste

  • Fábio Henrique Barros de Andrade

    Bolsista do Residência Pedagógica do IFRR/Campus Boa Vista Zona

  • Giovana Ferreira da Silva Oliveira

    Bolsista do Residência Pedagógica do IFRR /Campus Boa Vista Zona

  • Joerk da Silva Oliveira

    Professor do IFRR – Docente Orientador/Campus Boa Vista Pricumã

  • Wagno Abreu da Silva

    Professor Preceptor/Colégio militarizado Conceição Costa e Silva

Published

2019-12-19