AS GEOTECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Keywords:
Geotecnologias, Processo de ensino-aprendizagem, Recursos didáticosAbstract
Dentre os muitos desafios que se colocam à didática da geografia nos sistemas de ensino, é latente o que concerne à apreensão do(s) método(s) de ensino e o uso das técnicas e tecnologias para a leitura e representação do conteúdo geográfico. As geotecnologias apresentam-se como um elemento motivador para os alunos entenderem os conteúdos, bem como instrumento facilitador para os professores na prática docente diária, já que essas ferramentas são um grande apoio na demonstração das atividades e assuntos correlatos. O sensoriamento remoto e o Sistema de Informações Geográficas - SIG são recursos didáticos de grande potencial para diferentes áreas e níveis de ensino. Constata-se que uso o uso das geotecnologias restringe-se mais ao software do Google Earth, todavia o seu acesso não acontece no espaço escolar. Dessa maneira, verifica-se que a escola oferece os computadores, mas faltam estrutura e adequação para o uso do SIG (GIS) e do Google Earth, além de outros equipamentos, como o GPS. Desta forma, o objetivo deste trabalho é capacitar os professores por meio de tutoriais e atividades, para que esses possam envolver os alunos na aprendizagem da disciplina Geografia, utilizando softwares livres de Geoprocessamento (QGis, Google Earth, SPRING e GEODEN). É salutar que as novas tecnologias que fundamentam os SIG’s objetivam a melhoria da qualidade do ensino, assim como o aumento do interesse dos alunos pelas aulas de Geografia, em especial nas escolas públicas que carecem de materiais como cartas, mapas, imagens de satélite e fotografias aéreas, mas possuem laboratórios de informática. O que se espera é uma maior relevância na produção de material didático mais robusto para alunos e professores e, assim, motivá-los para consultar o material na Internet livremente, fora dos horários das aulas.