TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO: USO DA FERRAMENTA GOOGLE CLASSROOM NA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA BANCO DE DADOS II

Authors

  • Daniela Maurício Silva da Costa Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Enilza Rosas da Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Saula Leite Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Keywords:

Ferramenta educacional, Google Classroom, Interação, Relação professor-aluno, TIC

Abstract

O presente artigo apresenta uma análise que se sucede a partir da experiência vivida no decorrer da disciplina de Banco de Dados II, que investiga a relação professor-aluno na interação da ferramenta Google Classroom. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) destacada, é um recurso didático que facilita a difusão de conhecimentos, aproximando e apresentando um novo relacionamento entre as partes, dentro e fora de sala de aula. A metodologia utilizada teve como paradigma educacional a contextualização e a interação no processo de ensino e de aprendizagem no desenvolvimento do aluno, trabalhando diversidades individuais na construção de sua autonomia, e nos desafios do curso de formação. O objetivo foi caracterizar os entraves e contribuições que podem ser aplicados no ensino e na aprendizagem da disciplina Banco de Dados II. A análise está sendo desenvolvida em dois momentos, o primeiro no início da disciplina e tendo sua conclusão ao final do componente ministrado. De modo geral, os dados coletados até o momento evidenciam a importância da utilização da ferramenta educacional na prática pedagógica, adotando estratégias metodológicas diversas, foi observado também que houve progresso na aproximação dos sujeitos da pesquisa, todavia, verificou-se a dificuldade adaptativa à nova ferramenta. É essencial o discernimento para usufruir desses recursos, contribuindo para a aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem, aliando as tecnologias a metodologias atuais, tornando o processo eficiente. Nessa circunstância o professor abandona o papel de detentor do conhecimento e torna-se o mediador no processo de ensino e aprendizagem, aproximando-o dos alunos, a tecnologia é um recurso que contribui para a dinâmica atrativa ao interesse do aluno.

Author Biographies

  • Daniela Maurício Silva da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Aluna do IFRR/Campus Boa Vista.

  • Enilza Rosas da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Professora do IFRR/Campus Boa Vista Centro.

  • Saula Leite Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Professora do IFRR/Campus Boa Vista Centro.

Published

2020-01-28