A A CONDUTA ÉTICA DA RECEPÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Keywords:
Ética, Humanização, Atendimento, Sistema Único de Saúde, Unidades Básicas de SaúdeAbstract
No panorama atual de pandemia, a recepção de um serviço na saúde deverá ser de forma diferenciada de outros serviços prestados. Deve ser com humanização e ética, sobretudo se este atendimento é na recepção de uma Unidade Básica de Saúde", que não é apenas um espaço físico, mas um ambiente para postura ética com os usuários da instituição. A presente pesquisa descreve questões de ética cotidianas na recepção em "Unidades Básicas de Saúde". O estudo analisou a conduta ética no atendimento dos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde. Para tanto usou-se a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, através de Levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas por meio de escritos entrônicos como artigos científicos, páginas de web sites (Scielo; Portal de periódicos da Capes; Google acadêmico, Revistas científicas e Plataforma sucupira), leis e decretos que abordavam sobre a conduta ética da recepção dos centros de saúde de alguns estados do Brasil, como: Acre, Amazonas, Brasília, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná e São Paulo, no período de 2008 a 2021. Como resultado da pesquisa, observou-se através da anáilise de documentos e de referências científicas que na maioria dos estados pesquisados, existe uma grande necessidade de investir em treinamento e capacitação no tocante a humanização no atendimento dos recepcionistas em relação aos usuários, o que impõe a constatação de que a gestão de uma Unidade Básica de Saúde, precisa ter um olhar mais críterioso na área do atendimento, com o fim de melhorar o desempenho desses profissionais em relação a humanização, pois é a equipe da recepção que mantém o primeiro contato com os usuários.