A A RELAÇÃO ESTUDO X TRABALHO, DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AOS CURSOS TÉCNICOS DO IFRR/CBVZO, NOS ANOS DE 2020 E 2021

Authors

  • Alice Tayza Ribeiro de Vasconcelos
  • Mariana Lima da Silva

Keywords:

Estudantes trabalhadores. Pandemia. Abandono escolar

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo conhecer a realidade dos estudantes de Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos do Campus Boa Vista Zona Oeste que começaram a trabalhar na Pandemia e os impactos sobre a rotina escolar. Para tanto, está sendo levantado o quantitativo dos estudantes do Ensino Médio Integrado que começaram a trabalhar durante a Pandemia. Além disso, tem sido realizado o registro dos fatores que causaram a procura por trabalho remunerado nesse período, a identificação das principais condições de trabalho dos estudantes trabalhadores e o relato dos impactos percebidos por esses estudantes sobre o desempenho escolar. Para alcançar os objetivos específicos propostos, foi aplicado questionário, por meio do Google Forms, para os estudantes das três séries do Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos de Serviços Públicos e Comércio, matriculados na instituição nos anos de 2020 e 2021. Como a pesquisa ainda está em andamento, também está prevista a realização de entrevistas com os gestores responsáveis pelo ensino, apoio pedagógico e assistência estudantil do Campus, para registrar o que a instituição conhece ou desconhece sobre a realidade dos estudantes trabalhadores e ações que têm sido desenvolvidas para evitar o abandono e a evasão escolar durante a Pandemia. Das respostas obtidas até o momento entre os discentes, por meio da aplicação do questionário, observou-se que dos estudantes menores de 18 anos, 32,7% afirmaram que trabalharam após o início da Pandemia, já entre os maiores de 18 anos, 81% informaram terem trabalhado durante a Pandemia. Os principais motivos listados pelos estudantes maiores e menores de idade para terem começado a trabalhar foram: 1) contribuir para as despesas da casa e 2) ter dinheiro para custear suas próprias despesas.

Quanto ao vínculo do trabalho, 62,5% dos menores de idade são empregados, mas sem carteira assinada, enquanto 28,6% dos maiores de idade são empregados sem carteira assinada. Quanto ao retorno às aulas presenciais, 100% dos menores de idade sinalizaram que optariam pelos estudos caso as aulas presenciais voltassem, já entre os maiores 76,2% optariam pelos estudos e 19% não souberam responder. Os dados reunidos até o momento indicam que a suspensão das aulas presenciais e o contexto de vulnerabilidade socioeconômica provocada pela Pandemia influenciou de forma direta na vida escolar dos estudantes do CBVZO, levando um número significativo a ter que trabalhar, em sua grande maioria, em condições de emprego informal. Ao final da pesquisa, além dos relatórios obrigatórios, será produzido vídeo de curta duração para divulgação dos resultados encontrados por meio deste trabalho nas mídias sociais do IFRR

Published

2023-05-02