MONITORIA DE FÍSICA I

Authors

  • Ester Solange IFRR
  • Antonio Ferreira Instituto Federal de Roraima

Keywords:

Mecânica, Ensin, Dificuldade, Auxiliar

Abstract

A construção da proposta de monitoria pautou-se nas dificuldades de ensino aprendizagem dos alunos no componente de Física I quanto à compreensão dos conceitos e resoluções de exercícios sobre o tema central de Mecânica subdivido em Introdução Geral: O que é física; Conceito de grandezas escalar e de grandeza vetorial; Medidas de Comprimento e Tempo no Sistema Internacional de Unidades (S.I.). Introdução à Mecânica: Conceitos para o estudo da Mecânica (Ponto Material, Corpo Extenso, Referencial, Posição, Trajetória, Deslocamento e Espaço Percorrido); Velocidade Escalar Média; Cinemática Escalar: Movimento Retilíneo Uniforme. Aceleração Escalar Média; Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Conceito de Vetor. Cinemática Angular: Frequência e Período. Forças Especiais (força peso, força de atrito e força elástica); Associação de Polias. . Conservação de Energia: Trabalho de uma Força, Energia Cinética, Energia Potencial e Energia Mecânica. A monitora vem auxiliar o professor com os estudantes que apresentam dificuldade no referido componente, assim como nas preparações e resoluções de listas de exercícios e nas atividades práticas no laboratório com materiais alternativos quando houver. Tal processo objetiva garantir o ensino e aprendizado dos estudantes no componente de Física I, com isso baixando os índices de estudantes retidos no componente. Tem como objetivo específico auxiliar os alunos com dificuldades nas resoluções das listas de exercícios relativas aos assuntos já estudados, assim como esclarecer os conceitos aos alunos com dificuldade para a compreensão dos mesmos. A metodologia envolve a revisão dos conteúdos, disponibilidade para atendimento individual ou coletivo, pesquisa de experimentos simples, e apoio durante aulas práticas. A monitora também participará da resolução de listas de exercícios em conjunto com o professor para acompanhar os alunos com dificuldades. 

Published

2024-12-13