DISSERTANDO PARA O FUTURO

Authors

  • Paulo Alvarenga IFRR
  • Annalice Lucas de Almeida IFRR
  • Isabela Chaves IFRR
  • Aldaires Aires da Silva Lima IFRR
  • Luana Firmino Lobo IFRR

Keywords:

Aprendizagem, Argumentação, Ensino, Metodologia, Projeto

Abstract

O projeto de extensão 'Dissertando para o Futuro' tem como objetivo promover espaço formativo para a prática de leitura e redação de textos dissertativos-argumentativos para os estudantes do 9º ano das escolas do entorno do IFRR/CBVZO, visando contribuir para a consolidação e execução da Política de Extensão da instituição, proporcionando-lhes uma base sólida para o desenvolvimento de competências argumentativas e críticas essenciais para o mundo acadêmico e profissional. Para tanto, estão em andamento oficinas pedagógicas, ministradas pelas estudantes (bolsista e voluntária), com atividades práticas e expositivas desenvolvidas durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2024. No início dos trabalhos, foi realizada uma avaliação diagnóstica com os estudantes inscritos, na sequência, os alunos foram incentivados a refletir durante a resolução de atividades dinâmicas envolvendo produções escritas, leitura e correção dos textos dissertativos-argumentativos que eles próprios produziram durante as oficinas. Foram abordados temas contemporâneos onde os alunos foram motivados a estruturar suas ideias. Momentos expositivos e dialogados foram empregados com o objetivo de aprimorar as técnicas de escrita, oferecendo dicas sobre a língua portuguesa, com ênfase na coesão e coerência textual, e destacando a importância de integrar dados e fatos para fortalecer a argumentação. Os resultados parciais positivos, até o momento advêm de uma alta frequência nas aulas, em um total de 06 encontros realizados, até o momento, tem-se uma taxa de presença de 90% dos alunos onde é notório o progresso gradual no desenvolvimento da habilidade escrita, evidenciando o impacto positivo das metodologias adotadas durante o processo de ensino/aprendizagem e o fortalecimento das competências textuais e argumentativas. Espera-se, a partir deste projeto, incentivar os participantes à prática da leitura, aprimorando assim seus textos dissertativos-argumentativos para que se tornem autores mais críticos e conscientes da própria escrita. Ademais, busca-se contribuir com a preparação de futuros candidatos às vagas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pelo IFRR/CBVZO. Deste modo, a relevância do projeto está no seu potencial de impactar diretamente a formação dos alunos, preparando-os para os desafios das avaliações acadêmicas e do mercado de trabalho.

Published

2024-12-13