INFORMAÇÃO: A fonte mais segura
Keywords:
Interdisciplinaridade, Informação, Fonte Histórica, Ensino, Projeto IntegradorAbstract
Os professores do Campus Boa Vista Zona Oeste, no ano de 2024, através do projeto de Ensino "Informação: A fonte mais segura" desenvolveram de forma integrada os componentes curriculares da base comum (História e Língua Portuguesa) e técnico (Gestão de Documentação e Arquivística-GDA) com as turmas dos terceiro ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, com intuito de promover uma aprendizagem interdisciplinar que tratasse a informação como fonte primária de conhecimento, base para vários processos construtivos como a ciência, a linguagem, as memórias, e a história. A ação foi desenvolvida de forma linear, abrangendo desde a Pré-História até a contemporaneidade. Na busca de ampliar a compreensão dos alunos sobre como a linguagem e os arquivos evoluíram ao longo da história, e como os impactos das novas tecnologias no contexto digital interferem na sociedade atual. O objetivo geral foi proporcionar aos alunos uma visão crítica e integrada da importância dos registros históricos, tanto no contexto individual quanto institucional, destacando as contribuições dos diversos saberes para a preservação de informações. Entre os objetivos específicos, destacou-se a análise da correlação entre os fatos históricos e a origem dos arquivos, a identificação da importância da guarda de documentos permanentes e a compreensão da burocratização das instituições para o seu funcionamento. Por meio de discussões acerca de fontes históricas, sobre o que é uma “informação”, a importância da cultura material e imaterial da humanidade. A metodologia utilizada contou com aulas expositivas conjuntas dos docentes para apresentação do projeto, divisão dos alunos em equipes com temáticas distintas de modo temporal e linear (da idade média, idade moderna e sucessivamente), pesquisas dirigidas sobre fatores históricos, linguísticos e arquivísticos no decorrer dos milênios, elaboração de documentos para apresentação da temática escolhidas através da Time Line (linha do tempo). A avaliação foi realizada por meio da apresentação da linha do tempo, que foi analisada: a estética, estrutura, imagens, datas e integração dos conteúdos das disciplinas envolvidas. A apresentação considerou a organização do pensamento, a clareza na exposição, a argumentação e o uso adequado de recursos visuais utilizados. Por fim, pode-se afirmar que o objetivo do projeto foi alcançado, com a construção de saberes específicos sobre arquivos, linguagem e história, mas também o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, argumentação e oralidade. Ao final, os alunos tiveram uma compreensão do papel da informação na sociedade e de como os registros históricos são instrumentos essenciais para a construção do conhecimento humano.