INVESTIGAÇÃO SOBRE O MEL: Produção, qualidade e impactos socioeconômicos

Authors

  • Andre Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR
  • Olivia Silva Oliveira de Moraes IFRR/Campus Avançado Bomfim
  • Edineide Cristina Alexandre de Souza IFRR/Campus Avançado Bomfim

Keywords:

Apicultura, Criação, Falsificação, Mercado, Pureza

Abstract

A apicultura é uma atividade de grande importância, não apenas pela sua contribuição econômica, mas também pelos impactos sociais e ambientais positivos que gera. No Brasil, essa atividade vem se expandindo ao longo das décadas, acompanhada de um aumento significativo na produção de mel, que representa uma fonte nutricional importante e é consumido desde a pré-história. Entretanto, fraudes e adulterações no mel são uma preocupação crescente, devido ao seu alto valor econômico, colocando em risco a saúde dos consumidores. Identificar possíveis fraudes nos méis comercializados em Bonfim-RR e caracterizar o perfil do consumidor de mel desse município, é o objetivo central deste estudo. Para isso, está sendo realizada uma análise minuciosa das amostras coletadas em diversos estabelecimentos comerciais, utilizando métodos qualitativos como o teste do palito de fósforo, teste do pão seco, teste de água, teste do papel toalha e reação de Lugol. Essas análises visam identificar possíveis fraudes e adulterações no mel disponível no mercado local. O projeto está em andamento, no qual a primeira etapa consiste na realização de um levantamento do perfil do consumidor de mel em Bonfim, por meio de um questionário virtual aplicado a pelo menos 100 pessoas. Esse questionário abordará aspectos socioeconômicos dos entrevistados, comportamento em relação ao consumo de mel, preferências de consumo, conhecimento sobre possíveis fraudes no mel e a capacidade de identificá-las. A análise dos dados obtidos será realizada através de gráficos e tabelas, fornecendo uma visão detalhada do mercado de consumo de mel na região. A metodologia adotada neste estudo busca garantir a integridade e segurança dos consumidores, ao mesmo tempo em que fornece informações relevantes para os produtores e comerciantes locais. A análise das amostras de mel e a compreensão do perfil do consumidor são passos importantes para o desenvolvimento de estratégias de mercado mais eficazes e para a promoção da qualidade dos produtos apícolas disponíveis em Bonfim, contribuindo para o fortalecimento da economia local e para a saúde da população consumidora. Espera-se que ao final do projeto os métodos empregados de análise apresentem sensibilidade e especificidade para garantir que possam detectar adulterações em diferentes níveis de concentração. Além disso, espera-se determinar os fatores que influenciam as decisões de compra dos consumidores em relação ao mel de abelhas, como preço, embalagem, certificações de qualidade, origem do produto, entre outros, determinando assim, o perfil do consumidor. Espera-se com esse projeto possibilitar a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Roraima – Campus Avançado Bonfim, bem como a comunidade do município, esclarecer sobre como identificar a presença de fraude no mel.

Published

2024-12-13