ALÔ, VESTIBULANDO!

Authors

  • SANDRA DO NASCIMENTO MOURA Universidade Federal de Roraima
  • Yaritza Barreto Argumedo Universidade Federal de Roraima

Keywords:

Educação, Comunicação, Vestibular

Abstract

O projeto de extensão “Alô, vestibulando!” foi elaborado para divulgar e orientar a comunidade externa, estudantes do ensino médio do Estado de Roraima, acerca do vestibular institucional da Universidade Federal de Roraima. Ele consistiu num programa de rádio (95,9), transmitido também pela TV (canal 2.1) e Youtube (canais da @UFRR e @RTV), três canais de grande alcance, com intuito de abordar assuntos de interesse dos vestibulandos, sanando dúvidas e prestando orientações esclarecedoras aos futuros candidatos. O programa teve por objetivo principal a divulgação do processo seletivo Vestibular 2025, por meio de perguntas e respostas, de forma dinâmica e bem objetiva para atender ao público alvo. A metodologia consistiu na elaboração de roteiros pela Comissão Permanente de Vestibular, organizados em 07 episódios de 5 - 10 minutos cada e gravados na Rádio e TV universitária. Foram transmitidos durante 7 semanas, sendo que cada semana tinha um tema específico. Outros objetivos também foram propostos tais como aproximar o estudante da Universidade, orientar na condução adequada das etapas do seletivo, aumentar o número de candidatos inscritos no vestibular e, consequentemente, o quantitativo de alunos nos cursos de graduação da UFRR. Os objetivos propostos foram alcançados, a saber houve aumento de 8% do número de inscritos ao se comparar o Vestibular 2024 e 2025, como também houve um considerado número de visualizações dos episódios no Youtube, o que repercurte favoravelmente. A execução do programa foi de grande valia, pois pudemos analisar as principais dúvidas dos estudantes, explicá-las de forma mais didática, através de meios de comunicação diversificados e ainda conseguimos aumentar o número de inscrições. Com isso, acreditamos que houve uma aproximação maior entre UFRR e sociedade, levando informações relevantes, principalmente, de como ingressar no ensino superior em um dos cursos ofertados pela instituição.

Published

2024-12-13