MUSEU DE BIOLOGIA PARA AS ESCOLAS: Impressão 3D como recurso didático

Authors

  • Isis Moreira dos Santos IFRR
  • Maria da Conceição Alves dos Santos IFRR
  • Maria de Lourdes do Nascimento de Moraes IFRR
  • Plácido Vinícius Oliveira Sousa IFRR
  • Marília Medeiros Fernandes de Negreiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR

Keywords:

Ciências, Inclusão, Ensino de Biologia, Coleção didática

Abstract

A ausência de museus e exemplares biológicos em escolas públicas de Roraima limita a interação prática dos alunos com conteúdos de Biologia. Este projeto, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), busca reduzir essa lacuna ao criar um museu de biologia acessível a estudantes, utilizando a impressão 3D como recurso didático. O objetivo é ampliar o acesso a materiais biológicos por meio de modelos tridimensionais de organismos de difícil obtenção, promovendo uma experiência educativa imersiva. A metodologia aplicada inclui a criação de modelos tridimensionais utilizando filamentos ABS e PLA no laboratório de robótica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), onde os estuantes integrantes do projeto se envolvem ativamente no processo de modelagem e impressão. Organismos representativos e de difícil visualização, como microrganismos e invertebrados, foram selecionados para as réplicas, buscando aproximar os alunos do mundo natural e facilitar a compreensão de conceitos de ecologia e biodiversidade. Para isso, foram utilizados a impressora 3D, filamentos de impressora (ABS, e PLA) e computadores disponíveis no laboratório de robótica do Campus de Boa Vista, além de lixas, primer, tintas coloridas PVA e verniz. Após a confecção dos modelos, duas escolas foram contempladas (Escola Estadual Dom José Nepote e Colégio Estadual Militarizado Professor Camilo Dias) e terão seus estudantes levados até o IFRR Campus de Boa Vista (onde está organizado o museu). Durante a experiência, as réplicas serão expostas em uma exposição que simula um ambiente de museu, permitindo que os alunos observem e interajam pegando diretamente com os modelos, que, inclusive, estão identificados em braile, por isso adaptados ao atendimento de pessoas cegas. Além disso, a experiência é desenhada para estimular a conscientização ambiental, incentivando os alunos a refletirem sobre a diversidade biológica e a importância da preservação do meio ambiente. Como resultados esperados, o projeto visa proporcionar uma formação científica e ambiental significativa para os estudantes, enriquecendo seu aprendizado em Biologia e aumentando seu interesse pela ciência. Além disso, o envolvimento dos estudantes na execução do projeto também contribui para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Em resumo, este projeto de extensão promove uma ação educativa que envolve ciência e tecnologia, utilizando a impressão 3D como meio para democratizar o acesso ao conhecimento biológico.

Published

2024-12-13